Marcação de visita






O Colégio Valsassina agradece todo o apoio e manifestação de amizade neste momento da perda trágica e dolorosa do seu diretor pedagógico, João Valsassina. A sua  liderança  marcou os últimos 18 anos do Colégio pelo dinamismo, sentido de modernidade e humanismo, mantendo-se sempre fiel a um projeto que dura há 120 anos e no qual participou ativamente desde o final dos anos 1970.

João Valsassina assumiu a direção pedagógica do Colégio em 2000 sucedendo ao seu pai, Frederico Valsassina, que, com a sua mãe, Maria Manuela Tojal Valsassina, deixaram uma marca de inovação e rigor no Colégio e também na história do ensino particular em Portugal. Desde 1898, cinco gerações Valsassina têm assumido a coordenação pedagógica e a administração do Colégio, em contínua  sucessão de ideias para a construção de um projeto educativo sólido e orientado para o futuro.

Com o pragmatismo e a lucidez a que nos habituou, o João Valsassina deixou explícita a sua vontade de garantir uma evolução sustentável do sistema de governação do Colégio. Assim, no passado mês de março, nomeou o Professor João Gomes como o seu substituto na direção pedagógica do Colégio em antecipação da intervenção cirúrgica a que iria submeter-se e até ao seu regresso depois de um período de convalescença.

É neste contexto de respeito pelo passado e de confiança no futuro que a Sociedade Familiar que governa o Valsassina e o Conselho de Administração do Colégio acordaram em nomear, nesta data, o Professor João Gomes como Diretor Pedagógico do Colégio Valsassina. A sua função será desempenhada em estreita articulação com a Família Valsassina.

João Gomes ingressou no Colégio há 23 anos tendo sempre evidenciado a sua total dedicação ao projeto educativo do Valsassina. Com extrema competência pedagógica, superou os muitos desafios que lhe foram colocados pelas várias direções do Valsassina nestas duas ultimas décadas, tendo sempre identificado novas oportunidades de inovação pedagógica.

O novo director pedagógico continuará apoiado pela restante atual equipa diretiva, que inclui: Maria Alda Soares Silva (Diretora dos Departamentos Didáticos), Teresa Marçal Grilo (Jardim de Infância), Isabel Raimundo e Madalena Alves (1º Ciclo), Pedro Carvalho, Luís Claro, Maria da Luz Fernandes, João Gomes e José Manuel Marques (2º, 3º Ciclos e Secundário). Esta equipa conta ainda com o apoio de  Fátima Maia Dias (Serviços).

A articulação da direção pedagógica e da equipa diretiva com a Administração do Colégio será coordenada por Maria Alda Soares Silva, sendo as áreas financeira e de pessoal assumidas por Maria Valsassina, e as áreas de inovação pedagógica e de instalações por Frederico Valsassina Amaral.

Também no respeito de uma tradição que sempre privilegiámos de uma instituição educativa de cariz familiar, com uma forte ligação aos seus fundadores e com um projeto educativo de base humanista, a administração do Colégio continuará a orientar-se pela valorização da tradição do Valsassina na procura de novos horizontes de inovação pedagógica e na afirmação das aspirações de todas as famílias, das suas crianças e jovens, que optam por uma educação no Colégio Valsassina.

É com este enquadramento que a direção e toda a equipa do Colégio se unem para continuar e reforçar o projeto educativo do Valsassina. 

O Conselho de Administração,
Maria Alda Soares Silva
Maria Valsassina
Frederico Valsassina Amaral

A Sociedade Familiar,
Frederico Valsassina Heitor
Manuel Valsassina Heitor
Teresa Valsassina Heitor
Maria Frederica Valsassina