Marcação de visita






Educação e Cultura no Valsassina

 

 

Educação e Cultura

A cultura é um elemento essencial para uma educação integral. Cabe à escola valorizar as suas diversas linguagens, da literatura às artes visuais, do teatro à música, valorizando a história e a ciência, o património material e imaterial e as memórias coletivas. O vasto programa anual de iniciativas culturais, mostra o esforço de integração no Projeto Educativo do Valsassina de práticas valorativas da cultura, que permitem aos nossos alunos desenvolver a sensibilidade estética e o gosto e interesse pelas artes, ciências e humanidades.

Do Jardim de Infância ao 12º ano, o Valsassina oferece um programa de animação cultural, regular e consistente, traduzido num conjunto de iniciativas, de que são exemplo as visitas a museus, exposições e locais de interesse histórico-paisagístico, as idas a espetáculos, a realização de palestras e debates, peças de teatro, concursos, jogos, celebração de efemérides, ciclos de música, demonstrando que a cultura permanece muito para além de outras aprendizagens.


 

BIBLIOTECA / CENTRO DE RECURSOS: estimular a leitura, aprender a GOSTAR de LER!

A Biblioteca é entendida como um recurso fundamental para o ensino e para a aprendizagem, estimulando o desenvolvimento curricular, onde os alunos experimentam um clima de estudo e aprendizagem individual, com liberdade, respeito e descontração. É um espaço de acesso livre, com instalações amplas, confortáveis e bem iluminadas, com uma localização privilegiada no novo pavilhão, em articulação direta com o exterior e equipada com novas tecnologias de comunicação e informação e acesso à internet.

A Biblioteca e o Centro de Recursos do Valsassina foram concebidos para envolver os alunos na prática da leitura, usando estratégias diversificadas para promover as literacias da informação, tecnológica e digital. Está também vocacionada para apoiar as atividades livres de leitura, pesquisa, estudo e execução de trabalhos escolares, realizadas pelos alunos fora do horário letivo e dos contextos formais de aprendizagem, quer recorrendo à vasta bibliografia existente, quer com recurso a ferramentas das novas tecnologias, sendo cada vez mais um local de trabalho de alunos e professores. Além de títulos de ficção, poesia, teatro, ciência, a biblioteca dispõe de banda desenhada e de periódicos, bem como de outros materiais em suportes vídeo. Os recursos da biblioteca são utilizados regularmente para as atividades letivas nas salas de aula.

O Centro de Recursos tem ainda um papel importante na organização de colóquios e conferências abertas aos pais e em ações de formação de professores.


 

Biblioteca do Jardim de Infância e do 1º ciclo

As Bibliotecas do Jardim de Infância e do 1º Ciclo são espaços de contacto privilegiado com a literatura e a leitura para os mais novos. Incentivamos assim o gosto e os hábitos de leitura, realizando várias iniciativas, como feiras do livro e encontros com escritores onde a animação de leitura tem vindo a ganhar visibilidade e importância. Entre outras atividades, a “Hora do Conto”, no 1º ciclo, está incluída no horário semanal de todas as turmas.

A biblioteca do 1º ciclo está equipada com recursos multimédia e preparadas para que os alunos mais novos possam ocupar alguns dos seus tempos livres na consulta e leitura de obras variadas e comecem a desenvolver o gosto e autonomia na pesquisa de informação com recurso às novas tecnologias.