Terra: A nossa casa

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça económica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.


Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.

A CARTA DA TERRA
www.earthercharter.org



Somos todos responsáveis e, como tal, não podemos ficar à espera que "os outros" encontrem solução para este problema.


PENSE GLOBALMENTE, ACTUE LOCALMENTE


  • Brochura a tua energia faz a diferença (PDF)
  • Cartaz eficiencia (PDF)
  • Guia EDP (PDF)
  • Folheto do consumidor (PDF)
  • DECO - Folheto gestos simples (PDF)

Calcule a sua Pegada Ecológica http://web.ist.utl.pt/~ist155390/ecoladora/
A Pegada Ecológica é pois um indicador que procura avaliar a sustentabilidade, comparando a utilização dos serviços e recursos naturais com a capacidade que a Natureza tem para efectuar a sua reposição. Por outras palavras, traduz em hectares (ha) a área em média que um cidadão ou sociedade necessitam para suportar as suas exigências diárias.

Simulador eficiência energética em edificios - Conheça a sua casa! (http://www.casamais.adene.pt/)

Simulador de comparação de eficiência energética (http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/simular/comparacao-de-eficiencia-energetica/simular)

10 passos para mudar o mundo (http://www.eco.edp.pt/10passosparamudaroseumundo)

Eficiência Energética (http://www.eficiencia-energetica.com/)