Marcação de visita






 

Enquadramento
O GPP destina-se a alunos referenciados pelo Coordenador de Ano ou pelo Conselho de Turma e funciona como um serviço de apoio aos alunos, intervindo em dimensões essenciais para um desenvolvimento psicopedagógico ajustado e para a construção de uma identidade pessoal: a adaptação e integração escolar, a aprendizagem, o comportamento e atitude na escola e face à escola, a socialização e o relacionamento interpessoal, a orientação vocacional, em suma, no sucesso educativo.

Quem Somos
Uma equipa constituída por Psicólogas Educacionais e Clínicas e uma Técnica de Educação Especial (TEE):
Raquel Raimundo (Coordenação, 9º ano e secundário)
- Celeste Fernandes (Jardim de infância e 1º ciclo)
- Joana Carmo (6º e 7º anos)
- Marina Coutinho (3º, 4º, 5º e 8º anos)
- Susana Mateus (TEE)
- Marta Marques (Estagiária Faculdade Psicologia - UL)
- Joana Carvalho (Estagiária ISPA)

O que tem o GPP a Oferecer aos Alunos do Colégio
- A Avaliação Psicológica e o Acompanhamento Psicopedagógico Individualizado, mediante a referenciação pelos Coordenadores de ano. Pretende avaliar o desenvolvimento cognitivo e sócioemocional dos alunos e acompanhar os mesmos ajudando-os a superar as dificuldades psicossociais, emocionais e psicopedagógicas. Pretende também desenvolver as potencialidades dos alunos e contribuir para um maior sentimento de confiança e crença nas suas competências académicas e pessoais;

- A Orientação Vocacional, de participação voluntária, pretende fomentar o autoconhecimento e apoiar os alunos na construção e definição dos seus projetos profissionais, mediante a exploração das suas aptidões, interesses, objetivos e valores profissionais;

Os Programas de Intervenção Grupal, propostos em consonância com as necessidades psicopedagógicas dos alunos em diferentes níveis escolares e visando a prevenção de dificuldades e a promoção de competências psicopedagógicas no percurso escolar dos alunos. Estão a ser implementados, no presente ano letivo, os seguintes programas de prevenção/ intervenção grupal:
- Programa de Métodos e Hábitos de Estudo
- Programas de Desenvolvimento de Competências Sócioemocionais
- Programa de Promoção da Consciência Fonológica

- A Colaboração e Articulação com os Profissionais escolares, Encarregados de Educação e Serviços Externos, procurando adequar continuamente as medidas e estratégias escolares às necessidades dos alunos, envolvendo os diferentes contextos e pessoas que contribuem ativamente para o seu desenvolvimento e bem-estar psicológico;

Promover o Conhecimento sobre Problemáticas Psicopedagógicas Específicas (Formação e brochuras informativas), junto de Alunos, Docentes, Educadoras, Funcionários e Encarregados de Educação


Panfletos informativos

Orientação Vocacional: como podem os pais ajudar (PDF)

Perturbação de Ansiedade de Separação (PDF)

Programa de Competências Socioemocionais 5 anos (PDF)

Programa de Competências Socioemocionais 1º ciclo (PDF)

Hiperatividade com Défice de Atenção (PDF)

Perturbações do Espectro do Autismo (PDF)

Dislexia (PDF)