Marcação de visita






Um grupo de quatro alunos do 11º ano do 2º curso, Leonor Neto, João Centeno, João Fernandes e Miguel Florêncio, orientados pela professora de Economia, Dr.ª Teresa Ferreira, passou à 2ª fase deste concurso, sendo uma das 15 equipas com melhores resultados. Esperamos vê-los na 2ª e 3ª fases.

Trata-se de um concurso sobre política monetária, que tem lugar em vários países da área do euro, sendo organizado pelo BCE para as escolas internacionais e europeias e para as escolas nacionais no estrangeiro e pelos BCN para os estabelecimentos de ensino dos respetivos países.

O objetivo desta competição é dar a conhecer, à primeira geração de europeus que cresceu com a moeda única, a importância da política monetária para o dia-a-dia dos cidadãos da área do euro.

É dirigido a todos os alunos do Ensino Secundário, independentemente da área de estudos que frequentem.

Para participarem, os alunos devem formar equipas de três a cinco elementos, com orientação de um professor, e inscrever-se no sítio do concurso Geração €uro.

Na primeira fase do concurso os alunos respondem a um questionário online de 30 perguntas com três níveis de dificuldade.

As 15 equipas com melhores resultados serão convidadas a preparar uma análise económica e monetária por escrito (na segunda fase) e oralmente (na terceira fase), na qual terão de prever se o Conselho do BCE decidirá aumentar, reduzir ou manter inalterada a taxa de juro aplicada às operações principais de refinanciamento.

Finalmente, as equipas com os melhores ensaios terão de apresentar os seus trabalhos a um júri designado pelo Banco de Portugal. As três melhores equipas receberão prémios.

A equipa vencedora da edição portuguesa do Geração €uro será convidada a viajar até Frankfurt am Main, na Alemanha. Juntamente com as restantes equipas vencedoras será recebida pelo presidente do BCE, numa cerimónia europeia de entrega de prémios.