Marcação de visita






Organizado pelo  Centro Ciência Viva de Estremoz, pretende-se com o Congresso Nacional Cientistas em Ação fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

Com âmbito nacional, pretende-se assim promover o espírito científico dos jovens, através da realização de pequenos projetos científicos nos quais o ensino experimental se revela uma prioridade.

Privilegia-se a comunicação científica, a qual é reflexo do trabalho realizado com o professor em sala de aula. Em contexto de Congresso, esta comunicação é apresentada e defendida perante os colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis e por nível de escolaridade. 

Para o  XIII  Congresso Nacional Cientistas em Ação, que se vai realizar de 19 a 21 de abril, irão ser apresentados 8 trabalhos de alunos do Colégio Valsassina:

• 1.º Ciclo:

-    “Fazer Nuvens” 

 

• Secundário

-    Aproveitamento de resíduos florestais na otimização da produção de PHAs por culturas microbianas mistas (MMC)

-    Estudo da capacidade de adsorção de Crómio através de carbonizados produzidos a partir de resíduos agrícolas

-    Genotipagem dos grupos sanguíneos AB0 por PCR-RFLP numa amostra de 111 alunos do Colégio Valsassina

-    Avaliação dos níveis de mercúrio de uma população de jovens portugueses entre os 12 e os 18 anos

-    Estudo de polimorfismos em RASGRF1 associado à miopia numa população de jovens portugueses entre os 15 e os 19 anos

-    Como têm variado no tempo os teores em mercúrio nos sedimentos da zona intertidal da Foz do Rio Trancão (Estuário do Rio Tejo)?

-    Caracterização farmacognóstica das espécies  Zanthoxylum zanthoxyloides e Zanthoxylum lepreurii:  Ação antimicrobiana e antifúngica

 

Mais informações sobre este Congresso em  http://www.poloestremoz.uevora.pt/cientistas/congresso.php

 

 

- Programa do Congresso AQUI