Colégio Valsassina
Marcação de visita






 

O Concurso Jovens Cientistas e Investigadores pretende incentivar um espírito competitivo nos jovens, através da realização de projetos/trabalhos científicos inovadores. Na edição de 2018 do concurso Jovens Cientistas e Investigadores foram selecionados, para a Mostra Nacional de Ciência, que se realizou nos dias 31 de maio, 1 e 2 de Junho no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, todos os projetos apresentados por alunos do Colégio Valsassina (cada escola tinha um máximo de 6 candidaturas):

·  Estudo da capacidade de adsorção de Crómio através de carbonizados produzidos a partir de casca de arroz e polietileno, da autoria de Bruno Lima  e André Serra, 12.º 1A, Biologia.

·  SILKit-BPA: Desenvolvimento de um kit de retenção de bisfenol A presente em ecossistemas aquáticos, recorrendo a líquidos iónicos suportados, da autoria de Afonso Mota, Bernardo Alves e João Leal, 12.º 1A, Biologia.

·  Estudo de polimorfismos em RASGRF1 associado à miopia numa população de jovens portugueses entre os 15 e os 19 anos, da autoria de Berke Santos, Tomás Carneiro e Pedro Cortez, 11.º 1A, Biologia e Geologia.

·  Aproveitamento de resíduos florestais na otimização da produção de PHAs por culturas microbianas mistas (MMC), da autoria de Beatriz Bernardo, Carolina Gomes e Francisco Alves, 12.º 1A, Biologia.

·  Gravity Power Bank, da autoria de Diana Sanchez (12.º1A), Raquel Carriço (12.º1A) e; Mariana Franco (12.º1B) e Miguel Guerreiro (12.º1B) , Física.

·  Informação a Km de distância, da autoria de Raquel Novo (12.º1B), Vasco Castro (12.º1A) e Rita Marques (12.º1B) , Física.