Colégio Valsassina
Marcação de visita






O concurso FCT NOVA Challenge (promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com o apoio da U.S. Embassy) pretende promover nos estudantes do 12.º ano o interesse pelo conhecimento cientí- fico e estimular o aparecimento de talentos na área das Ciências, Tecnologias e Engenharia. 

Na edição de 2018 foram submetidos 70 projetos de investigação, dos quais apenas 12 foram finalistas.

Na sessão final, que se realizou no passado dia 8 de junho, foram premiados 2 trabalhos do Valsassina com uma Menção Honrosa:

• Aproveitamento de resíduos florestais na otimização da produção de PHAs por culturas microbianas mistas (MMC), da autoria de Beatriz Bernardo, Carolina Gomes e Francisco Alves, 12.º 1A, Biologia. 

o Vídeo aqui  

• Avaliação dos níveis de mercúrio de uma população de jovens portuguesas entre os 12 e os 15 anos, da autoria de Afonso Mota, Bernardo Alves e João Leal, 12.º 1A, Biologia.

o Vídeo aqui 

Durante as sessão final, os 12 finalistas tiveram oportunidade de apresentar o seu trabalho. O júri distinguiu a melhor apresentação da final, a qual foi atribuída aos nossos alunos: Beatriz Bernardo, Carolina Gomes e Francisco Alves.

O prémio pela melhor apresentação da final é um Workshop de impressão 3D.

Para além dos trabalhos distinguidos, foram submetidos mais 3 trabalhos a concurso:

• Estudo da capacidade de adsorção de Crómio através de carbonizados produzidos a partir de casca de arroz e polietileno, da autoria de Bruno Lima e André Serra, 12.º 1A, Biologia.

• Gravity Power Bank, da autoria de Diana Sanchez (12.º1A), Raquel Carriço (12.º1A) e; Mariana Franco (12.º1B) e Miguel Guerreiro (12.º1B), Física.

• Informação a Km de distância, da autoria de Raquel Novo (12.º1B), Vasco Castro (12.º1A) e Rita Marques (12.º1B) , Física.

Parabéns a todos pela dedicação e pela inovação!