Marcação de visita






Por um melhor futuro, por uma geração ecoValsassina

 

 

Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência ecológica, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afectivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas) e faça uso de múltiplos saberes de forma a permitir compreender a complexidade do mundo e agir com inteligência, ética e afecto. É com base nestes grandes princípios que está orientado todo o trabalho em defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável no Colégio Valsassina. Designadamente, procuramos dar resposta ao 7º objectivo de desenvolvimento do Milénio.

 

 

Todo este trabalho está centralizado no Projecto ecoValsassina, desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas, um programa internacional orientado para a implementação da Agenda 21 Local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. As acções concretas desenvolvidas pelos alunos, participando nos processos de decisão, organização, execução, e envolvendo toda a comunidade educativa proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

Usufruindo do Espaço - Quinta, que caracteriza o nosso colégio, o projecto ecoValsassina tem contribuído para criar e pôr em prática políticas sustentáveis, em particular, na área da energia e carbono, água e resíduos que tem permitido gerar benefícios ambientais (e.g. redução da pegada carbónica da escola), económicos (e.g. redução da factura no consumo de água) e sociais (e.g. apoio a Instituições de Solidariedade Social), assumindo assim o nosso compromisso de sustentabilidade.