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Os ateliers do Valsassina

 

 

A Educação pela Arte constitui um pilar fundamental do nosso projeto educativo, sendo entendida como um estimulo à formação individual e coletiva. Através da utilização contínua de ateliers, os nossos alunos contactam desde os 3 anos de idade com diferentes formas de expressão artística - pintura, desenho, escultura, música, teatro.

Os ateliers do Valsassina são locais de incentivo à criatividade, mas também a uma aprendizagem ampla e íntegra, onde a liberdade de expressão e a experimentação de várias técnicas e materiais expõe os nossos alunos a novos desafios desde muito cedo.

A frequência dos ateliers de Educação pela Arte é assim uma rotina que tem animado a educação dos mais jovens na afirmação do projeto educativo do Valsassina.


 

 

A expressão plástica

A educação artística inicia-se no Jardim de Infância, sob orientação direta das educadoras, prosseguindo no 1º ciclo, em ateliers e espaços próprios, que privilegiam e estimulam o desejo de fazer, de inventar, de experimentar, de manipular materiais, permitindo às crianças transformarem o que vêem e sentem no seu equivalente estrutural: no desenho, na pintura ou na modelagem.

Pretendemos fomentar nos nossos alunos a liberdade de expressão, potenciando a concretização de emoções, de novas experiências e do contacto com o mundo que as rodeia. É assim usada uma forma de linguagem não verbal que lhes permite mostrar o que são e o que sentem, estimular a sua capacidade intelectual, assim como a sua intuição.

Nos ciclos seguintes a educação plástica continua a ser valorizada através das disciplinas das áreas de Educação Visual e Tecnológica. A exploração de materiais, a aquisição de técnicas e o domínio de competências conceptuais e processuais fomentam a criatividade, facilitando ainda o rigor na expressão gráfica, o respeito pelas normas e convenções da disciplina, assim como a correta utilização de materiais diversos.


 

 

Expressão e Educação Musical

A expressão e educação musical é destacada no projeto educativo do colégio, para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo das crianças. Inicialmente, no jardim-de-infância, desenvolvem-se atividades lúdicas que promovem o desenvolvimento da audição, da linguagem e da sensibilidade através da música.

No 1º ciclo, o contacto com as atividades musicais passa pela realização musical e apropriação de códigos básicos da linguagem da música.

Na etapa seguinte, no 2º ciclo, os alunos refletem sobre os fenómenos musicais, reconhecendo a música como uma arte em constante mutação que deve ser respeitada e preservada.

Ao longo de toda a escolaridade e vivência escolar são promovidas atividades extracurriculares que oferecem aos alunos a possibilidade de experimentar vários instrumentos e contactar com agrupamentos musicais, contribuindo deste modo para estimular o gosto e a cultura musical.