Marcação de visita






Ciências experimentais e experimentação: a prática sistemática de projeto

 

O desenvolvimento do conhecimento científico e a sua valorização na afirmação pessoal e profissional dos jovens passa pela promoção de formas de “pensar” e de “fazer”, que, à semelhança de outras culturas, se estimula e promove pela via da experimentação e da prática, fomentando atividades sistemáticas de projeto.

 

 

No âmbito do seu projeto educativo, o Valsassina promove o trabalho experimental, como uma prática sistemática de investigação que envolve vários métodos e explicações, onde a aprendizagem e a procura de novos saberes são estimulados pelo recurso à interrogação, à autocrítica e heterocrítica, assim como ao estímulo à compreensão da noção de incerteza e de erro. Neste contexto, recorre-se à realização de atividades práticas estruturadas de manipulação, observação e medição, com o propósito de desenvolver capacidades práticas e técnicas básicas, assim como de estimular atitudes críticas de procura do conhecimento.

É neste contexto que no  e  ciclos se promovem atividades de observação e experimentação dentro e fora da sala de aula. Entre outras iniciativas, o Projeto Eco-Valsassina promove “Laboratórios Vivos” onde as ciências e tecnologias do ambiente e a compreensão da biodiversidade que nos rodeia são compreendidas pela prática da observação e experimentação. Adicionalmente, nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química do 3º ciclo, todos os alunos frequentam semanalmente os respetivos laboratórios, participando em projetos e trabalhos experimentais.

 

 

A aprendizagem tradicional em sala de aula é assim completada pela “apreensão” de conceitos e matérias através da experimentação, que por sua vez têm mostrado facilitar o desenvolvimento de atitudes empreendedoras nos jovens. Estimulamos assim os nossos alunos a aprender, apreender, e a empreender!

É neste âmbito que a prática sistemática de projeto e o recurso à experimentação como metodologia de aprendizagem estão hoje generalizados no Colégio ao longo de todo o percurso educativo. Desde a prática dos ateliers de Educação pela Arte nos mais novos, à realização sistemática de projetos temáticos nas disciplinas de português, história ou matemática ao longo dos vários ciclos de estudo, passando naturalmente pela utilização de laboratórios nas disciplinas de física e ciências da natureza, o projeto educativo do Valsassina há muito adoptou a experimentação como pilar fundamental do processo de ensino – aprendizagem.

 

 

É nossa convicção que o ensino de natureza experimental, e a relação concreta que proporciona com os saberes, permite motivar os jovens para a aprendizagem, fomentando naturalmente o estudo das ciências, das tecnologias ou das artes, mas estimulando também a criatividade, o pensamento criativo e uma atitude empreendedora nos nossos alunos.