A mistura de teatro, canto e dança já era comum na Grécia antiga, em cultos que homenageavam os deuses, por isso, não se sabe ao certo qual a origem do Teatro Musical.
“The Black Crook”, de William Wheatley e Thomas Baker, apresentada pela primeira vez em 1866, é considerada uma das primeiras peças que se aproximava do conceito do Teatro Musical.
Nesta altura as peças não eram como as conhecemos, nos dias de hoje, sendo que o foco das mesmas era o espetáculo e não a narrativa da história.
Já no início do séc. XX, isto modifica-se, sendo que a dança e o canto passam a contar, também, a história, algo anteriormente atribuído apenas ao texto da peça. Alguns musicais que se destacam desta altura são “Oklahoma!” e “My Fair Lady”.
No final do séc. XX surgem musicais como “Chicago” e “Les Misérables”, notando-se já bastantes diferenças estilísticas tanto a nível do canto, como da dança.
Desde o início dos anos 2000, começam a surgir os musicais contemporâneos, onde se destacam “Wicked” e “Hamilton”. Para além destes, também foram criadas outras categorias de musicais, como os jukebox, onde são utilizadas músicas de um cantor, banda ou época específica. São exemplos disto musicais como “Mamma Mia” e “We Will Rock You”.
Outra categoria são os musicais Disney, onde os filmes foram adaptados para palco. São exemplos disto musicais como “Beauty and the Beast” e “Frozen”.
Como é possível ver, Teatro Musical é uma disciplina que já tem bastante história. Com as aulas extracurriculares de Teatro Musical no Colégio Valsassina, o objetivo é que os alunos possam trabalhar, em conjunto, as três áreas de conhecimento (teatro, canto e dança) em 1h de aulas semanais. No final do ano letivo, apresentaremos aos convidados um musical completo!