Marcação de visita
Pré-Inscrições 2024/2025





 

2º + 3º ciclos / Secundário

O teatro é uma das práticas artísticas que mais criatividade convoca. É por isso que é tão difícil defini-lo: porque aquilo que parece uma mera brincadeira de contar histórias é, na verdade, uma plataforma de congregação de múltiplas valências e actividades (literatura, música, artes plásticas, dança…) que, em conjunto, definem e dão força a um espectáculo. Mas o teatro não é apenas aquilo que vemos em palco; há muito trabalho a fazer antes de se conseguir levantar um espectáculo, seja a partir da leitura e estudo do texto a levar a cena, mas também na idealização do cenário, dos adereços e restante trabalho criativo… toda a preparação leva tempo de planeamento, de reflexão, até se decidir por que caminho irá o espectáculo.

O que se pretende com estas aulas é oferecer umas primeiras bases do trabalho do actor, através da leitura e interpretação de textos curtos, desenvolvendo a memória e o raciocínio dos alunos; mas trabalharemos também a partir de vários exercícios de improvisação, estimulando assim a imaginação e criatividade.

Pretende-se que os alunos tomem consciência do seu próprio corpo e voz no espaço (em palco), e aprendam a gerir a sua linguagem corporal, para assim conquistarem um à-vontade e ganharem auto-estima quando deparados com as diferentes situações propostas pelos exercícios. A questão da concentração terá também um particular relevo nas nossas aulas, procurando assim auxiliar os alunos a gerirem a sua energia consoante as exigências da cena teatral.

Estas aulas querem ser, acima de tudo, um auxílio no desenvolvimento de competências que sirvam o “mundo real”, complementando assim a aprendizagem curricular dos alunos e oferecendo-lhes espaço para experimentar sem medos nem constrangimentos.

 

ACTIVIDADES A DESENVOLVER

- Exercícios de voz e de movimento;

- Exercícios de memorização;

- Exercícios de concentração;

- Ensaiar pequenas cenas/ideias propostas (pelos alunos ou pelas professoras);

- Apresentações de pequenos exercícios feitos pelos alunos;

 

PROFESSORAS

LEONOR BUESCU

É licenciada em História da Arte e tem mestrado em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem vindo a desenvolver um trabalho como actriz, encenadora, dramaturgista e produtora com várias companhias de teatro portuguesas. Como actriz trabalhou no espectáculo Fonte da Raiva (2023), encenado por Cucha Carvalheiro, Manifestos Para Depois do Fim do Mundo, de Isabel Costa, Se Eu Morrer Quero Que Saibas (2022), encenado por Leonor Buescu, A Nossa Cidade (2021), encenação colectiva de Os Possessos, Teatro da Cidade e Auéééu, em Maratona de Manifestos (2021) de Isabel Costa, em Nunca Visto (2020) de Miguel Maia, em A Dama das Camélias (2019) de Miguel Loureiro, em Nesta Hora Primeira (2016) de Jorge Silva Melo, entre outros. Foi assistente de encenação de Cristina Carvalhal, de Miguel Loureiro, de João Perry e Diogo Infante, tendo ainda colaborado com Raquel André na Exposição de Amantes (2021). Juntamente com Catarina Rôlo Salgueiro, encenou e fez a dramaturgia de Ainda Marianas, que estreou no Teatro Nacional D. Maria II em 2022. Ainda no mesmo ano, encenou e fez a dramaturgia de Se Eu Morrer Quero Que Saibas. É membro da companhia de teatro Os Possessos.

 

JOANA CAMPELO

É actriz e cantora. Aos 16 anos ingressou no Conservatório Nacional de Música onde concluiu o 4ºano do curso de Canto Lírico. É licenciada pelo Ramo Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Faz parte do projecto/banda Conjunto Vigor (cantora), Vitória & The Kalashnicoles (coros e cocktail drum) e Real Combo Lisbonense (cantora e percurssão). No teatro já colaborou com algumas companhias como Primeiros Sintomas (Arrepios e Entraria Nesta Sala de Sandra Faleiro e O Retrato de Dorian Gray, Cyrano de Bergerac de Bruno Bravo e Fantasma da Ópera com encenação de Bruno Bravo, movimento e coreografia de Lígia Soares e música de Sérgio Delgado), Teatro do Eléctrico (A Freguesia, Karl Valentin Kabarett e Mãe Soberana de Ricardo Neves-Neves, Banda Sonora, A Reconquista de Olivenza de Ricardo Neves-Neves e Filipe Raposo e Alice no País das Maravilhas de Ricardo Neves-Neves e Maria João Luís), O Bestiário (A Galeria concepção de Teresa Vaz e Miguel Ponte e criação colectiva e A Mesa com encenação de Miguel Ponte). Mais recentemente colaborou com a companhia Causas Comuns em O Cerejal de Sandra Faleiro (2021) e Fonte da Raiva (2023) de Cucha Carvalheiro. Trabalhou como assistente de encenação para 3 Óperas (Médium de Menotti e Um Baile de Máscaras de Verdi) com encenação de Sandra Faleiro e direcção musical de Jan Wierba e O Labirinto de Menotti com encenação de Bruno Bravo, inseridas no festival Ópera do Castelo. Colaborou também com a associação cultural Algures dando apoio vocal e musical.


Horário:

2º CICLO + 3º CICLO

2ª feiras das 16h30 às 18h00

SECUNDÁRIO

2ª feiras das 14h30 às 16h00     

Inscrição: 10€
Mensalidade: 40€

 

Ficha de Inscrição   (PDF)  entregar na Secretaria ou enviar para   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Informações 2023-24 (PDF)

As inscrições nas atividades são feitas numa base trimestral e correspondem a pagamentos trimestrais. Excecionalmente o pagamento pode ser feito numa base mensal tendo três mensalidades obrigatórias.

 

A inscrição deve ser feita em Outubro e os pagamentos são efetuados em Outubro, Janeiro e em Abril.