Uma questão de Qualidade
Tem sido opção do Valsassina pautar o seu desempenho por termos de referência definidos em estreita cooperação com Centros de Investigação Pedagógica de prestígio internacional, que conhecem realidades e sistemas educativos muito diferenciados em vários países na Europa e fora da Europa.
Não nos limitamos a pretender ficar entre as melhores escolas dos Rankings nacionais que têm sido divulgados durante os últimos anos, sabido que estes nem sempre traduzem a excelência de uma processo pedagógico, mas se centram essencialmente no resultado dos exames de 3º ciclo e Ensino Secundário.
A nossa ambição é posicionar o Valsassina e sempre aos melhores níveis internacionais, valorizando a dimensão humana e uma formação equilibrada e globalizante. Entre outras iniciativas, temos trabalhado desde 2006 com uma equipa de investigadores de grande reputação internacional do Instituto de Ciencias de la Educacion da Faculdade de Psicologia da Universidade de Oviedo, em Espanha, para acompanhar a evolução pedagógica do Colégio. Nesse contexto, desenvolvemos e aplicamos metodologias próprias para a avaliação contínua do desempenho dos professores, mediante a observação de aulas seguida de entrevistas individuais, assim como pela avaliação feita pelos alunos do 5º ao 12º ano em regime de total anonimato e por inquéritos ao grau de satisfação dos pais e encarregados de educação face aos vários sectores do Colégio.
É em diálogo contínuo entre Professores, Pais e alunos que procuramos estabelecer consensos e atingir a excelência educativa do Valsassina.