“O Valsassina não é um local de passagem. É um lugar fundador de princípios e valores, onde se projeta o futuro, onde se cresce e se aprende a conviver, onde se adquirem ferramentas para a vida.”
Frederico Valsassina (1998)
Com 125 anos de história, o Colégio Valsassina tem um vasto legado do passado, as melhores condições do presente e os olhos postos no futuro.
O projeto pedagógico do Valsassina é sólido, tem resultados comprovados, está em constante atualização e visa oferecer as melhores experiências de aprendizagem a cada aluno, contando com acompanhamento individualizado e sempre em articulação com a família, com o foco na realização pessoal do aluno.
Encontra-se num campus com condições únicas, adaptado a todas as faixas etárias, desde o Jardim de Infância até o final do Ensino Secundário, para que as aprendizagens sejam enriquecedoras e vividas em harmonia num ambiente natural.
Promovemos hábitos de vida saudável, prática desportiva e a inteligência socioemocional dos alunos. Estimulamos a empatia, o autoconhecimento, o autocontrolo e a tomada de decisões equilibradas. Formamos alunos felizes.

Somos um dos Colégios Particulares de ensino laico com maior história em Portugal, sempre com um compromisso direto com a educação, alicerçado no múnus pedagógico de várias gerações de professores-educadores, no saber, no conhecimento e sobretudo na experiência pedagógica concreta.
Oferecemos aos nossos alunos experiências de aprendizagem pedagogicamente ricas e motivadoras, favorecendo simultaneamente o desenvolvimento de competências sociais e interpessoais.
Em constante atualização e abertos a novas experiências pedagógicas de referência nacionais e internacionais, criamos novas didáticas, analisamos e adotamos as melhores práticas educativas, de forma a enriquecer a formação pessoal e académica dos nossos alunos.

Muitos dos nossos alunos fazem connosco todo o percurso formativo desde o Jardim de Infância até ao 12º ano. Entre os Finalistas 2025, 35% dos alunos fizeram os 15 anos no Colégio e 73% desde o 5º ano até ao 12º ano.
Ao terminar o Secundário e ingressar no ensino superior, os nossos alunos comprovam a preparação e a formação que o Colégio lhes proporcionou para realizarem os seus sonhos e colocarem em prática os seus projetos de vida.
O nosso Projeto Pedagógico assenta numa formação integral e inclusiva, orientada para o sucesso educativo de todos os alunos, num ambiente de responsabilidade, respeito e valorização das diferenças. Acreditamos numa escola que acompanha, desafia e apoia, contribuindo para um percurso académico bem-sucedido e, acima de tudo, feliz, preparando cada aluno para o futuro com confiança, conhecimento e sentido de pertença.
Para além do horário curricular, disponibilizamos sessões de apoio individualizado e em grupo, com sessões orientadas para a aquisição de métodos de trabalho e a consolidação de aprendizagens nas disciplinas em que os alunos revelam maiores dificuldades. Este acompanhamento promove uma melhoria sustentada do desempenho escolar e reforça o compromisso com o crescimento equilibrado de cada aluno.

Desde o Jardim de Infância que os nossos alunos aprendem de forma participativa, partindo de problemas e situações reais. Os nossos alunos desenvolvem trabalhos de projeto, de forma transdisciplinar, em diferentes áreas do conhecimento de acordo com a realidade da respetiva faixa etária.
O Trabalho de Projeto assume uma importância decisiva no 12.º ano – as disciplinas específicas de cada curso procuram resolver problemas reais, criando parcerias com universidades, e testar soluções criativas e únicas ano após ano. Ao longo do processo, os alunos são desafiados a fazer apresentações públicas em mostras e concursos.
Tirando partido da flexibilidade curricular, em todos os ciclos de ensino oferecemos, além das disciplinas obrigatórias, um conjunto de disciplinas de enriquecimento, proporcionando uma formação mais completa aos nossos alunos.
A partir do 10.º ano, os alunos podem frequentar as “Academias Valsassina – Ferramentas para o Futuro”, com workshops que permitem trabalhar diversas competências transversais (soft-skills), e no 12.º ano integrar o Programa “Disciplinas Avançadas”, preparando já o salto para o Ensino Superior.

O Modelo de Gestão Pedagógica é a base da Identidade do Colégio. A forma personalizada de olhar para os nossos alunos e entendê-los como um indivíduo único é uma prioridade do nosso modelo de gestão pedagógica.
A principal preocupação é observar, acompanhar e ajudar cada aluno a superar dificuldades, enfrentar desafios e desenvolver o seu potencial, através de uma equipa de coordenadores que assegura um acompanhamento tutorial individualizado e orienta a construção de um percurso educativo claro e significativo, em estreita articulação com as famílias.
Promovemos a inteligência socioemocional através do desenvolvimento de competências sociais como a empatia, o autoconhecimento e o autocontrolo para a tomada de decisões conscientes e equilibradas e como fonte de realização pessoal.
Os mecanismos de gestão emocional e de estimulação das várias competências socioemocionais proporcionam aprendizagens significativas para o desenvolvimento integral. Aprender a lidar melhor com as próprias emoções e com as dos outros permite uma maior segurança afetiva e um equilíbrio interior indispensáveis à realização pessoal.

O vínculo do Colégio com as famílias e uma estreita relação de parceria são essenciais. Além de reuniões de acompanhamento, ao longo do ano letivo e nos finais dos períodos escolares, com professores e coordenadores de ano, promovemos encontros e palestras, eventos culturais e desportivos. Anualmente criamos “Um dia na Escola”, o encontro anual da comunidade VALSASSINA, onde alunos e professores partilham o trabalho desenvolvido ao longo do ano. As nossas portas estão sempre abertas para aconselhamento e troca de informação. Contamos com a participação de cada família.
Acreditamos numa comunicação individualizada com as famílias. Uma escola parceira da educação, em que a comunicação é uma estratégia centrada no/a aluno/a de forma personalizada e individualizada através dos Coordenadores de Ano.
No final dos períodos os pais e encarregados de educação têm oportunidade de contactar os professores, de forma individualizada.

O Colégio Valsassina conta com um corpo docente estável e dinâmico, com competências científicas, pedagógicas, afetivas e emocionais, selecionado pela experiência, compromisso com a formação contínua, a abertura às novas tecnologias e à educação em valores.
Os professores reúnem-se com muita regularidade por grupos de disciplinas para refletir e planear, e entre diferentes áreas de ensino, partilhando projetos e iniciativas.
Na “Gazeta Valsassina”, publicada trimestralmente, os professores desenvolvem vários artigos, com destaque para os que abordam as práticas de sala de aula.
Incentivamos as aprendizagens ao ar livre, promovendo o contacto com a natureza, a imaginação e a superação de desafios.
O Colégio está inserido no Corredor Verde Oriental, a segunda maior área verde de Lisboa, e ocupa um espaço-Quinta com mais de 3 hectares, rico em biodiversidade, com campos de jogos, zonas de jardim, mata e horta.
Este ambiente único proporciona vivências estimulantes e equilibradas, contribuindo para o desenvolvimento físico e emocional dos nossos alunos, num espaço seguro e supervisionado.
Os diferentes espaços foram pensados para responder às necessidades de cada faixa etária, associando Arquitetura e Pedagogia, e promovendo a liberdade de brincar, explorar e aprender.

Desde o Jardim de Infância despertamos nos nossos alunos o interesse pela Ciência, incentivando-os a explorar e investigar através de experiências e a pensar criticamente.
No 1.º Ciclo percorrem todas as etapas de um trabalho científico, desde a escolha do tema até à apresentação e discussão em fóruns como o Congresso Nacional de Cientistas em Ação.
Em níveis mais avançados, fomentamos atividades sistemáticas de projeto, partindo para a elaboração de projetos académicos nos quais se desenvolve o pensamento científico e a compreensão da ciência como forma de analisar o mundo.
As Artes integram o projeto educativo do Colégio desde o final da década de 1950, proporcionando aos alunos novas formas de pensar, aprender e criar, num ambiente que favorece o experimentalismo e a expressão pessoal.
A Educação pela Arte no projeto educativo do Colégio Valsassina estimula a curiosidade, a sensibilidade e a imaginação, promovendo o equilíbrio e o bem-estar no meio escolar.
Criamos um ambiente de imersão artística, com projetos transdisciplinares desenvolvidos em ateliers e trabalhos expostos nos espaços do Colégio, tornando a arte uma presença constante no percurso educativo.

O desporto está desde sempre presente na história do Colégio com uma longa tradição de envolvimento dos alunos em desportos coletivos como voleibol, futebol, andebol e basquetebol, privilegiando a vertente lúdica e o espírito desportivo.
Professores e treinadores com percursos de destaque inspiraram gerações de alunos a participar em competições escolares, com muitos troféus conquistados.
A prática desportiva faz parte da cultura do Valsassina e contribui para a formação integral dos alunos, promovendo hábitos saudáveis, convívio, disciplina, superação de desafios e a interiorização de valores como o fair-play, a responsabilidade e o respeito pelos outros.
O nosso modelo de avaliação incentiva os alunos a um estudo diário por meio de avaliações periódicas e diversificadas, que possibilitam o acompanhamento e a análise da evolução das aprendizagens e do desenvolvimento de cada um.
Desde cedo procuramos familiarizar os alunos com os instrumentos de avaliação externa sem padronizar os modos de ensino-aprendizagem, orientando-os para o exame ou desvalorizar as disciplinas sem avaliação externa. Acreditamos que os momentos de avaliação externa se refletem na formação de hábitos de trabalho regrados e com propósito.

Estamos equipados com tecnologias que propiciam um ensino aberto para o mundo a partir da sala de aula e que enriquecem as aprendizagens dos nossos alunos. Procura-se, desde o 1.º ciclo, orientar os alunos a utilizar tecnologia, de forma crítica, mas atenta a todas as suas potencialidades. Mais do que nos laboratórios de informática ou na possibilidade de cada aluno requisitar um computador, a tecnologia está presente no currículo: do Pensamento Computacional (como pensa um computador?) à Robótica, da ótica do utilizador a softwares avançados de edição de imagem, áudio, vídeo ou na modelação e impressão 3D; promove-se uma utilização generalizada e com significado para as aprendizagens.
Dispomos de uma plataforma que pode ser utilizada de forma simples e rápida pelos Pais/Encarregados de Educação e pelos alunos, podendo aceder a informações, comunicados, sumários de aulas e exercícios. A plataforma permite também a comunicação entre Pais/Encarregados de Educação e os coordenadores, bem como o acesso a informação relativamente a faltas e a classificações dos alunos. A nossa aplicação é um valioso recurso pedagógico.

Incentivamos os nossos alunos a certificar o grau de conhecimento nas línguas inglesa, francesa e espanhola através do British Council, da Alliance Française e do Instituto Cervantes, respectivamente. As provas destacam-se pelos elevados padrões de avaliação do ensino das línguas e abrangem as quatro competências linguísticas: leitura, escrita, desempenho oral e compreensão auditiva.
Enquanto escola ERASMUS + e parceiros da rede de escolas EUROPEAN SCHOOL NETWORK, oferecemos diferentes programas de intercâmbio para os alunos do Ensino Básico e do Secundário e para os professores. As atividades promovidas possibilitam a imersão em uma língua estrangeira e privilegiam o desenvolvimento sociocultural.

O Colégio Valsassina é um dos cerca de 11500 estabelecimentos de ensino em todo o mundo que compõem a Rede de Escolas Associadas da UNESCO.
Num campus que é um espaço-Quinta dominado pelo verde da vegetação, o Colégio Valsassina só poderia ser uma escola em que a Educação Ambiental e a sensibilização para a defesa, conservação e sustentabilidade ambiental seriam valores essenciais.
O Valsassina faz parte das redes Eco-Escola e Escola Azul, desenvolve constantemente atividades e projetos de intervenção socioambiental e promove hábitos de preservação e proteção da natureza e do ambiente.

O Colégio Valsassina tem vários projetos premiados, em várias áreas e em vários contextos, nacionais e internacionais. Uma prova de que o espírito criativo, de iniciativa e de experimentalismo dos nossos alunos dá bons frutos.
Sobretudo na área das Ciências, o Colégio tem somado prémios em várias faixas etárias e níveis de ensino, desde o 1º Ciclo até aos alunos em final de percurso no Ensino Secundário que preparam para entrar no Ensino Superior.
Após o horário letivo, os alunos do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo podem permanecer no Colégio em atividades vigiadas até às 19h00.
No Jardim de Infância, os alunos são acompanhados por uma educadora e por auxiliares, realizando atividades livres no recreio ou em espaço interior, enquanto a partir do 1.º Ciclo existem Salas de Apoio ao Estudo, das 16h30 às 18h00. No 1.º Ciclo o prolongamento decorre até às 19h00, para alunos cujas famílias não os possam recolher mais cedo.
Nas interrupções letivas de Natal, Páscoa e julho há um programa opcional de atividades “Valsassina em Férias”.