
O projeto Education 2030: The Future of Education and Skills. The future we want, conduzido pela OCDE tendo como foco as crianças que entraram no sistema de ensino em 2018 e serão adultos em 2030, evoca a necessidade da escola as preparar para “empregos que ainda não foram criados, para tecnologias que ainda não foram inventadas e para resolver problemas que ainda não foram formulados” (OCDE, 2018, 3).
Apostando numa “nova narrativa para a educação”, utiliza como referência a metáfora da “bússola” de aprendizagem. Ou seja, se ensinarmos os/as alunos/as a aprender a desenvolverem mecanismos de autorregulação e “ferramentas de navegação confiáveis”, então eles conseguirão encontrar o seu próprio caminho num mundo cada vez mais complexo, volátil e incerto. Desta forma, a imaginação, a consciência, o conhecimento, as competências e, mais importante, os valores comuns, a maturidade intelectual e moral e o sentido de responsabilidade irão orientá-los na construção de um futuro melhor. Esta “bússola” deverá assim reunir conhecimentos, competências, valores, e mecanismos de antecipação, ação e reflexão.
Este cenário, convoca-nos a alargar os horizontes com que olhamos para o curriculum. Em particular desafia-nos a promover a aquisição de novas competências, consideradas imprescindíveis para a preparação para os desafios da vida adulta e integração ativa na sociedade, reforçando também a sua preparação para os desafios impostos pelo Ensino Superior
Neste sentido, o Colégio desenvolveu o Programa “Disciplinas Avançadas”, destinado a todos os alunos do 12.º ano.
Cada “Disciplina Avançada” apresenta-se na forma de um curso (com uma duração média de 36/40h), complementar ao currículo nacional, em horário extracurricular, suportado numa aprendizagem ativa segundo a metodologia Flipped Classroom (“aula invertida”).
Este modelo, permite: i) promover a autonomia dos/as alunos/as e a flexibilidade ao ritmo de aprendizagem de cada um; ii) adquirir novos conhecimentos e competências; iii) relacionar nova informação com conhecimento anterior; iv) desenvolver hábitos de aprendizagem e de trabalho (individual e colaborativo, interagindo uns com os outros); v) e usar a informação em novos contextos.
“Machine Learning/Aprendizagem Automática” e “Digital Discovery Program” são os dois primeiros cursos do Programa “Disciplinas Avançadas”, que irão ter lugar ao longo de seis semanas entre março e maio de 2023.
• Machine Learning/Aprendizagem Automática.
Curso realizado pelo TreeTree2, um projeto apoiado pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Fundação Calouste Gulbenkian.
O Curso de Machine Learning (Aprendizagem Automática) desafia-te, de uma forma prática, a conhecer a disciplina que está por detrás das tecnologias de reconhecimento facial e de voz, dos algoritmos de recomendação do YouTube e da Netflix, e de inúmeras aplicações em medicina, finanças e outras áreas.
Dirigido aos alunos do 12º ano, este curso tem como objetivo capacitar os seus participantes com os conceitos básicos da implementação de sistemas artificiais que “aprendem” a fazer tarefas simples.
O conhecimento de um esquema de construção de modelos de Aprendizagem Automática será explorado ao logo do curso pelos participantes, permitindo-lhes aprender a criar os seus próprios modelos. No final, serão capazes de criar modelos de Aprendizagem Automática simples e de compreender a construção de modelos mais complexos.
Com início agendado para dia 23 de março, este curso desafia-te a aprender a ensinar computadores a aprender. Uma oportunidade a não perder!
• Digital Discovery Program.
Curso realizado pela Miles in the Sky (https://milesinthesky.education/)
Digital Discovery é um programa prático, para o desenvolvimento de skills digitais.
Dirigido aos alunos do 12º Ano, o programa Digital Discovery tem como objetivo capacitar os seus participantes com as habilidades digitais mais requisitadas atualmente.
Para isso, os participantes têm como missão o lançamento online de um produto ou serviço, onde deverão desenvolver um website numa ferramenta no-code, planear a estratégia de marketing e analisar dados. Tudo isto através de atividades práticas, numa metodologia de aprendizagem gamificada.
Além dos novos conhecimentos digitais, os alunos também desenvolverão soft-skills tais como, capacidade de trabalho de equipa, criatividade, “aprender a aprender”, disciplina e muito mais.
Com início a 22 de março, esta é uma edição a não perder! É deitar as mãos à obra numa descoberta do mundo digital que garante boas surpresas.
Para mais informações deverá enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..