Marcação de visita






Uma equipa do Valsassina, constituída pelos alunos do 10.º ano, Inês Félix, Inês Ribeiro, Madalena Pastilha, Miguel Henriques, António Gameiro e Dinis Silva e pelos professores Andreia Luz, Ana Teresa Moutinho e Pedro Jorge vai participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência Júnior, que se realizam entre 3 e 12 de dezembro no Qatar.

É a primeira vez que Portugal participa nestas Olimpíadas, que juntam alunos de 70 países (https://ijso2019.edu.gov.qa/Content/Detail?p=32gSS7Pk70I=).

O programa conta com provas teóricas e práticas, mas também com eventos sociais e culturais.

Informações mais detalhadas em https://ijso2019.edu.gov.qa/

 

Testemunhos dos alunos na véspera da partida para o Qatar: 

De partida para o Qatar a ansiedade está bastante alta! Vou para um país que ainda não conheço,  com tradições e cultura muito diferentes do nosso e onde me vou encontrar e conviver com centenas de jovens da minha idade de todo o mundo e com realidades muito diversas! A expetativa é imensa! Acho que vai ser uma experiência muito boa!

Madalena Pastilha, 10.º 1B

 

Vamos amanhã para o Qatar e tenho sentimentos mistos. Por um lado estou ansioso de ir viajar para tão longe com a escola, de ter a oportunidade única de participar em uma olimpíada internacional com adolescentes de diferentes nacionalidades com os quais posso criar laços e partilhar ideias de modo a conhecer outras realidades, tanto que por min tínhamos ido logo hoje. Mas por outro lado estou nervoso por representar o Colégio e até Portugal nestas Olimpíadas da Ciência especialmente por ser a primeira vez, é uma grande responsabilidade!

Vamos fazer o nosso melhor e aproveitar para aprender mas também divertir nos ao máximo!

Dinis Silva, 10.º 1B 

 

Nesta viagem a Doha, prevejo encontrar uma cidade solarenga, ultramoderna e futurista, com uma cultura e religião próprias. Espero também socializar com pessoas diferentes, que vêm de várias partes do mundo, e conhecer os seus hábitos e tradições.

Vou com o espírito não só de participar, mas também de tirar o maior proveito desta experiência única.

Miguel Henriques, 10.º 1A

 

Entusiasmo e ansiedade dominam-me neste momento!

De mala à porta e mochila pronta (desde ontem), anseio por esta viagem que me vai mostrar um mundo novo.

Admito algum receio das provas e da dificuldade que será realizá-las, mas a experiência irá superar tudo isso.

Mas uma coisa eu sei: Vou divertir-me imenso!

Inês Ribeiro, 10.º 1A

 

Com esta viagem espero um enriquecimento pessoal, a nível de conhecimento intelectual e cultural. Irei conviver com diferentes culturas e novas experiências me esperam.

Apenas receio a dificuldade de comunicação, mas penso que apenas preciso de uma adaptação para que este receio desapareça."

António Gameiro, 10.º 1B

Mais notícias sobre  as   Olimpíadas:

 

Dia 1, International Junior Science Olympiad, Qatar

Dia 2, International Junior Science Olympiad, Qatar. Começaram as provas de avaliação

Dias intensos nas “International Junior Science Olympiad”

Medalha de bronze nas “International Junior Science Olympiad 2019” para aluno do Colégio Valsassina