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Projeto “O Oceano do [meu] futuro”

  

Portugal, como outros países europeus, tem procurado colmatar as lacunas de Literacia do Oceano na sociedade em geral, e junto da população escolar em particular, nomeadamente a partir da EXPO'98 e do Ano Internacional dos Oceanos (que se assinalou em 1998), dinamizando a promoção da literacia nacional do mar, através da ação em contexto escolar e educativo formal e não formal.

Para incentivar os jovens a desempenhar um papel ativo na procura de soluções para os problemas relacionados com o Oceano, bem como para as oportunidades que este oferece, é importante promover, numa perspetiva inclusiva e integrada, a Literacia do Oceano no processo educativo.

Para a sua concretização, considera-se importante estabelecer parcerias entre instituições com um papel ativo na educação e nos demais “stakeholders” do mar, integrando o Crescimento Azul e a Economia Azul como horizonte de futuro profissional, que os jovens possam abraçar de forma responsável e sustentável.

É inquestionável, os próximos anos são cruciais para o futuro da sustentabilidade dos oceanos, mas também abrem um “mar de oportunidades” na nova “economia azul” e na empregabilidade nas novas “carreiras azuis”, baseadas nos avanços científicos e tecnológicos. Assim, para tornar o conceito e os princípios gerais da Literacia do Oceano operativos e com aplicabilidade direta na vida de cada cidadão, torna-se necessário, mais do que sensibilizar a sociedade para princípios gerais, incentivar todos os cidadãos e stakeholders para assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano e os seus recursos, também no que respeita ao uso sustentável dos recursos marinhos para fins económicos, identificando oportunidades de futuro, em particular para os jovens, onde cada um pode fazer a diferença nas suas opções e atitudes.

Foi neste contexto que nasceu o projeto piloto “O Oceano do [meu] futuro”, que visa sensibilizar os alunos do 12.º ano do Colégio Valsassina, para os diferentes setores da nova economia azul, transmitindo também uma visão das (suas) futuras “Carreiras Azuis”.

 

 

O Projeto “O Oceano do [meu] futuro” é promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português. Reúne todas as empresas relevantes relacionadas com a Economia Azul em Portugal, pelo que contribuirá com uma visão sobre “o mercado real”. Tem como parceiros:

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a Mare Startup [consórcio integrando a (FCUL), Universidade Católica (UCP), Fórum Oceano e SaeR], uma iniciativa com larga experiência na promoção do empreendedorismo azul e o Pólo do Centro Mare, que tem uma larga e abrangente experiência, a vários níveis de ensino, com o programa de sensibilização “O Mare vai à Escola”.

Colégio Valsassina, afirmando e reforçando o seu estatuto de Eco-Escola (desde 2002/03) e Escola Azul.

GCE Ocean Technology, Parceira Norueguesa, apresentará um conjunto de novas técnicas e tecnologias, oriundas da ciência de ponta, que estimularão os alunos a inovar.

O projeto pretende promover a criatividade e o espírito de iniciativa dos alunos, desenvolvendo competências de Literacia Oceânica, levando-os a um conhecimento e proatividade mais profundos, gerando uma nova perceção das oportunidades profissionais que o Oceano detém. Simultaneamente, pretende-se incentivar comportamentos que permitam responder aos desafios de sustentabilidade do Oceano, levando os alunos a apropriarem-se dessas questões e a tomarem consciência do seu próprio papel, na mitigação e promoção da utilização sustentável dos recursos oceânicos.

Este projeto inclui um programa de formação e sensibilização para os diferentes sectores da economia azul, construído numa perspetiva interdisciplinar a partir do plano curricular do Ensino Secundário, adotando uma metodologia de trabalho de projeto com uma forte componente prática e imersiva. Os alunos participam também em visitas de estudo e são desafiados a implementar, em equipa, um projeto, visando a inovação e o desenvolvimento de comportamentos e atitudes empreendedoras. No 3.º período, cada equipa de alunos irá apresentar a sua ideia e projeto num Ocean Hackathon, perante um júri de especialistas que os irão avaliar.

A consciência do Oceano como património mundial da humanidade a preservar, deve ser estrutural numa geração, pois é decisiva para a batalha global da sustentabilidade no planeta Terra. Simultaneamente, o objetivo desejado do Crescimento Azul carece de uma nova abordagem empresarial, de novas ciências e de novas tecnologias em sectores estratégicos, desde as energias renováveis à biotecnologia azul, e este objetivo exige o espírito de inovação como empreendimento para uma geração.

Desta forma, mostrar aos jovens uma visão de oportunidade futura de “fazer o que ainda não foi feito” no "Novo Azul", ao mesmo tempo que se desenvolvem as competências, contribuirá para termos capital humano literato no Oceano.

 

 

A apresentação do programa e do projeto, que se realizou no dia 20 de outubro, contou com a participação da Dra. Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da Direção Geral da Política do Mar, enquanto entidade operadora do Programa Crescimento Azul - EEA Grants 2014-2021. 

Foi também neste dia que se realizou a primeira sessão temática dedicada à " A governança dos Oceanos: de Tordesilhas à Economia Azul", dinamizada pelo Professor Doutor José Guerreiro.

 

 

No dia 25 de outubro realizou-se a sessão sobre o tema “Economia Azul e Empreendedorismo Azul”.

Sónia Ribeiro (UCP/Mare Startup) e Pierre Gein (UCP) foram os orientadores da sessão. De uma forma interativa, utilizando metodologias participativas que induzem a descoberta pela partilha e discussão, conduziram os alunos ao longo das atividades que foram sendo propostas.

 

 

As “Novas Tecnologias Marítimas/Oceano” foram o tema da sessão que decorreu no dia 2 de novembro. Gisle Nondal, da GCE Ocean Technology, foi o anfitrião e pretendeu que os alunos compreendessem a importância da transição verde na economia do Oceano.

 

 

A quarta sessão teve como tema “Aquacultura e Indústria do Pescado” e foi desenvolvida por Susana França e Vera Sequeira da FCUL/MARE.

 

  

As primeiras visitas de estudo levaram os alunos à Exporsado, uma empresa do setor da aquicultura que possui uma unidade de produção de ostras no estuário do rio Sado; e à Gelpeixe para conhecer uma das maiores empresas portuguesas e líder no sector alimentar na transformação e comercialização de produtos congelados.

 

Principais objetivos do projeto AQUI

 

Nota de imprensa (lançamento do projeto) AQUI

 

Instagram do projeto AQUI 

 

 

FINANCIAMENTO

 

O Projeto, PT-INNOVATION-0046, é financiado pelos EEA Grants, mecanismo financeiro plurianual através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados-Membros da União Europeia, com um cabimento orçamental de 24.971€.

 

 

Financiado por:

 

Operador do Programa:  

 

 

PROCESSO DE EMPREENDEDORISMO

 

 

A sessão de lançamento do Processo de Empreendedorismo, ocorreu no dia 26 de janeiro.

Foi lecionada por Pierre Gein (UCP) com o objetivo de apresentar o Processo de Empreendedorismo aos alunos e docentes participantes no projeto, assim como revelar os próximos passos.

 

Sessão#1

No dia 9 de março, Pierre Gein (UCP) orientou a sessão sobre o Processo de Empreendedorismo, com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo dos alunos participantes no projeto.

Esta sessão teve como objetivo validar a identificação de uma ideia que responda a um problema concreto identificado pelos grupos de alunos.

 

Sessão#2

Decorreu no dia 23 de março e foi orientada por Pierre Gein, com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo.

Teve como objetivo validar a correta definição do cliente alvo, o problema a que se pretende dar resposta e a solução para o mesmo.

 

Sessão#3

No dia 6 de abril, com a mentoria de Pierre Gein (UCP) e com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo dos alunos participantes no projeto, a sessão teve como objetivo definir o que é o “Produto Mínimo Viável” e como as equipas o podem desenvolver.

 

Sessão#4

Realizou-se no dia 29 de abril, com a mentoria de Pierre Gein (UCP) e com a participação dos alunos e docentes envolvidos no projeto O Oceano do [meu] futuro.

Incentivou-se que cada equipa apresentasse a sua ideia e resolução do problema identificado, definindo o segmento de cliente e iniciando o delineamento da política de preço.

 

Sessão#5

Teve lugar no dia 18 de maio com a mentoria de Pierre Gein (UCP), e com a participação dos alunos e docentes participantes no Projeto “O Oceano do [meu] futuro”.

 

Esta quinta sessão do processo de empreendedorismo teve como objetivo a preparação dos alunos para o Ocean Hackathon, em que os alunos terão oportunidade de apresentar os seus projetos a um painel de avaliadores que distinguirá as melhores ideias. Foi tempo de esclarecer as dúvidas finais e ter tudo a postos para convencer os jurados. 

 

 

MAPA PROFISSÃO AZUL

 

No dia 27 de abril, decorreu a sessão sobre o Mapa Profissão Azul, orientada por Sónia Ribeiro (UCP/Mare Startup).

O objetivo desta sessão teve como objetivo apresentar e debater os resultados das Fichas Profissão Azul (concebidas pelos grupos de alunos), no decurso das sessões e das visitas de campo do projeto.

Os alunos percorreram o próprio caminho e descobriram por eles próprios as profissões associadas a cada tema e setor económico abordado ao longo do projeto.

Foram identificadas mais de 100 profissões, correspondendo a programas de formação técnica, profissional, superior e de especialização.

Novas oportunidades de emprego foram identificadas e, desejamos todos, que possam vir a ser as profissões do futuro destes alunos.

 

OCEAN HACKATON

 

No dia 1 de junho realizou-se, no Colégio Valsassina, o evento Ocean Hackathon, uma das principais atividades do projeto O Oceano do [meu] futuro.

O Ocean Hackathon foi o culminar das várias atividades desenvolvidas durante o presente ano letivo, que procuraram promover o empreendedorismo azul e divulgar as oportunidades de emprego e de negócios futuros na área do Mar.

Neste evento, os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos inovadores, desenvolvidos ao longo do ano letivo, a um painel de avaliadores que distinguiu as melhores ideias.

Houve ainda a apresentação do projeto do Curso de Humanidades, que consiste num Quiz online sobre Literacia do Oceano, tendo uma versão destinada a alunos do 2.º ciclo e outra versão para alunos do 3.º ciclo.

Vencedores dos Projetos de Empreendedorismo:

 

1º Lugar

– Plastic4fun- Serviço de ATL em praias, com reutilização de plásticos.

2º Lugar

– Ostracal – Produção de um corretivo agrícola sustentável, a partir de desperdícios de conchas de ostra.

3º Lugar (ex aequo)

– Helping hands – Gel hidroalcoólico a partir de resíduos alimentares.

– Syrenity – Creme hidratante a partir de colagénio marinho (escamas e barbatanas de peixe).

 

O projeto O Oceano do [meu] futuro agradece a todos os participantes que tão entusiasticamente e criativamente abraçaram este projeto!