Marcação de visita






A Música sempre desempenhou um papel fundamental no contexto cultural do Colégio. Visando estimular o desenvolvimento de saberes e competências musicais através da prática vocal e instrumental, o Colégio oferece uma oferta de classes de música diversificada com atividades de grupo e individuais dando a oportunidade de os alunos escolherem os instrumentos que melhor se adequam ao seu perfil e interesses, quer como parte integrante da sua formação, quer como uma componente na formação musical especializada.

As aulas são lecionadas por músicos diplomados e com experiência pedagógica. Funcionam em espaços próprios concentrados no edifício-mãe. Os programas são progressivos e adequam os seus conteúdos às capacidades naturais de cada aluno, tendo em conta a idade e os objetivos desejados. Os alunos desenvolvem as capacidades musicais de base: a audição, o ritmo, a técnica instrumental, a leitura e a teoria, bem como capacidades criativas, tais como acompanhar, arranjar e improvisar. 

GRUPO INSTRUMENTAL

O Grupo Instrumental, atividade lecionada em dois grupos distintos (1º e 2º ciclo), onde se fundamenta a aprendizagem na base sensorial e empírica da Música. O aluno, através do instrumental orff, poderá desenvolver competências formais e cognitivas, onde a coordenação motora e a linguagem musical poderão ser facilmente adquiridas.

O Grupo Instrumental do 1º ciclo é lecionado pela Professora Vanessa Freitas e o Grupo Instrumental do 2º ciclo é lecionado pela Professora Teresa da Silva. Ambos seguem os métodos Yamaha e Orff, onde o aluno aprende através da repetição e exploração auditiva, utilizando diferentes e variados instrumentos musicais de altura definida e indefinida. 

  

CORO INFANTIL

O Coro Infantil, atividade destinada a alunos entre os 4 e os 10 anos, assenta nas bases firmes da iniciação musical (vertente vocal e auditiva), onde os alunos vivenciam momentos de canto coral, tendo em conta o aquecimento e relaxamento das cordas vocais, aprendendo a valorizar a voz.

O Coro Infantil é lecionado pela Professora Vanessa Freitas, segundo a valorização de métodos e estratégias que promovam a acuidade auditiva, o brio musical, o método, a autonomia, o respeito interpessoal e a promoção de capacidades auditivas e vocais. 

      

CORO JUVENIL

O Coro Juvenil, atividade destinada a alunos desde os 10 anos de idade, é um espaço de prática vocal coletiva, de desenvolvimento da acuidade auditiva e de promoção das características vocais do jovem cantor.

São abordados os cuidados a ter com a voz, a respiração, a articulação, os ressoadores, o método, a sinergia criada pelo fazer música em conjunto que leva a uma maior responsabilidade e respeito, o saber estar em palco, tendo como ambição o desenvolvimento da expressividade.

 

O Coro Juvenil é lecionado pela Professora Maria João Morais.

   

UKULELE BAND

O Ukulele é um instrumento de timbre doce e delicado, descendente do tradicional cavaquinho. O seu tamanho e composição é adequado a músicos de idades precoces, tornando a técnica fácil de ser apreendida.

A Ukulele Band é uma atividade lecionada pela Professora Teresa da Silva e tem o objetivo de promover no aluno competências relacionadas com a melodia, harmonia, intervalos, afinação. 

CV ORQUESTRA

A CV Orquestra é uma atividade destinada a alunos de instrumento com dois ou três anos de experiência. Desta forma, o aluno conseguirá ler, com alguma facilidade o material disponibilizado.

A CV Orquestra, sob a orientação da Professora Vanessa Freitas, pretende enriquecer a cultura musical dos alunos, integrando-os num grupo de músicos com características distintas, aprendendo mutuamente. 

GUITARRA JÚNIOR

Esta Classe de Guitarra é lecionada pela Professora Teresa da Silva e é destinada a alunos do 1º e 2º ano.

Visto ser destinado a idades tão precoces, o instrumento deverá estar de acordo com o tamanho do aluno, o que permitirá uma melhor aprendizagem.

O treino auditivo, o desenvolvimento técnico, a marcação rítmica e a coordenação entre mãos são destaques desta atividade promovendo o desenvolvimento motor e cognitivo através da arte. 

CLASSE DE GUITARRA

A Classe de Guitarra é lecionada pelo Professor Marco Carvalho e é destinada a alunos desde o 3º ano.

A aprendizagem da guitarra promove o desenvolvimento de aspetos pessoais e sociais, permitindo que o aluno utilize o instrumento como veículo e interação com os seus pares.

Os alunos desta classe também têm a possibilidade de experimentar e executar temas na guitarra e baixo elétricos, de forma a evoluir nas diferentes aprendizagens.

   

CLASSES DE PIANO

O Piano é um instrumento complexo, no entanto, intuitivo. O aluno, através do piano, consegue ter a percepção da complexidade da música, vivendo e reproduzindo melodia, harmonia e ritmo.

A Classe de Piano é leccionada pelos professores Cláudia Correia, João Vicente, Luísa Calçada, Maria João Morais e Vanessa Freitas, segundo diferentes metodologias, consideradas as mais adequadas a cada criança.

A consideração pelo gosto musical do aluno, de forma a uma progressão visível e estimulante, os professores adequam os materiais a utilizar na aula, assim como materiais de apoio e de enriquecimento de competências.

As aulas são individuais e com a duração de trinta minutos. 

    

CLASSE DE CLARINEO E CLARINETE

O clarineo é um instrumento de sopro construído em fibra, adaptado ao ensino de crianças dos 6 aos 10 anos de idade. O ensino baseia-se na leitura e reprodução de ritmos e melodias pela leitura musical convencional. Os alunos transitarão para o clarinete numa fase posterior (11 ou 12 anos), quando a postura, as estruturas física e emocional se adaptam ao instrumento.

As aulas são lecionadas pelo professor Mário Batalha e são individuais ou a pares, com a duração de 30 minutos.  

  

CLASSE DE CANTO

As aulas de Canto procuram o desenvolvimento harmonioso da voz da criança ou jovem, sempre tendo em consideração o seu estádio de desenvolvimento, uma vez que durante a adolescência o instrumento sofrerá modificações, nomeadamente, ao nível da tessitura, extensão vocal e transição de registos.

A aprendizagem do Canto tem uma componente de técnica vocal, que se traduz na procura de uma boa postura física e na realização de exercícios de respiração, de articulação e vocalizos; e uma componente de interpretação que, respeitando as preferências musicais do aluno, integra na prática vocal as conquistas técnicas com a procura do desenvolvimento da expressividade musical.

A professora Maria João Morais irá leccionar as aulas de Canto que serão individuais e terão a duração de trinta minutos. 

   

CLASSE DE SAXOFONE

O saxofone é o instrumento de jazz mais popular. Um instrumento de sopro que tem participação tanto em grupos de música erudita como jazz e música moderna. O ensino adequa-se aos interesses do aluno, tendo em conta a aquisição de competências de leitura e reprodução de standarts conhecidos. 

A aprendizagem de um instrumento de sopro requer alguns cuidados, onde a metodologia e responsabilidade são trabalhados e desenvolvidos, a par com a aquisição de competências académicas, culturais e sociais.

As aulas são individuais e com a duração de trinta minutos. 

A classe é leccionada pelo professor Mário Batalha. 

 

 

*Nota importante: 

Os alunos que pretendam adquirir certificação nacional ou internacional das suas aprendizagens instrumentais poderão, consultando com os seus professores, informar-se sobre a certificação internacional ABRSM, Trinity, Rockschool, ou sobre o acesso a escolas de Ensino Artístico Especializado e sua preparação

Ficha de Inscrição   (PDF)  entregar na Secretaria ou enviar para   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.