O Gabinete Psicopedagógico (GPP) é um espaço de proximidade, acompanhamento e orientação pensado para apoiar de cada aluno no seu, tendo em conta o seu percurso académico, emocional, social e pessoal.
Atua em articulação com os coordenadores-tutores, promovendo um ambiente educativo saudável e inclusivo e mobilizando os recursos necessários para que cada aluno se sinta seguro, confiante e preparado para enfrentar os seus desafios. A parceria com a família e comunidade educativa é fundamental no desenvolvimento integral e no sucesso escolar dos nossos alunos.
1. Acompanhamento Psicopedagógico Individualizado, mediante a referenciação pelos Coordenadores de ano, avaliação da necessidade e disponibilidade do Técnico responsável. A intervenção foca-se na promoção do bem-estar emocional, na resolução de dificuldades académicas, sociais e comportamentais. Pretende também desenvolver as potencialidades dos alunos e contribuir para um maior sentimento de confiança e crença nas suas competências académicas e pessoais;

2. Intervenção em situações de crise planificando e implementando ações, em articulação com os vários elementos da comunidade educativa e a família, dirigidas a responder a tais eventos;
3. Programa de Orientação Vocacional onde se pretende fomentar o autoconhecimento (mediante a exploração dos seus interesses, aptidões, objetivos e valores profissionais) e a exploração da oferta educativa e profissional, assim como apoiar os alunos na construção e definição dos seus projetos de vida. Este programa tem início no final do 8ºano, com uma ação de sensibilização para todos os alunos, com maior foco no 9ºano. Algumas das etapas são pensadas para todos os alunos e outras apenas para os alunos que se inscrevem*, de forma voluntária.

Atividades:
Outras Atividades: Articulação com a disciplina de Laboratório de Ideias; Aula aberta de algumas disciplinas práticas e participação na Feira das Universidades.
4. Avaliação psicopedagógica, onde se deve ter em conta os critérios de prioridade internos e a identificação das necessidades por parte do Conselho de Turma. As avaliações têm por objetivo identificar necessidades educativas ou dificuldades de aprendizagem, baseando-se em várias fontes de informação e instrumentos específicos, para se planearem intervenções ajustadas, estratégias para os vários contextos e avaliação da necessidade de encaminhamento para alguma especialidade. No 3ºano de escolaridade é realizado um despiste universal ao nível das competências de leitura e escrita;
5. Programas de Intervenção em pequeno e grande grupo, propostos em consonância com as necessidades psicopedagógicas dos alunos em diferentes níveis escolares e visando a prevenção do risco e de dificuldades e a promoção de competências no percurso escolar dos alunos. Estão a ser implementados, no presente ano letivo, os seguintes programas de prevenção/ intervenção grupal:

6. Colaboração e Articulação com os Profissionais escolares, Encarregados de Educação e Serviços Externos, procurando dar suporte técnico e científico, bem como adequar continuamente as medidas e estratégias escolares às necessidades dos alunos, envolvendo os diferentes contextos e pessoas que contribuem ativamente para o seu desenvolvimento e bem-estar psicológico;

7. Promover o Conhecimento científico e prático sobre Problemas de Saúde Mental, Psicopedagógicos ou relativas à Educação Inclusiva (Formação e brochuras informativas), junto de Alunos, Docentes, Educadoras, Funcionários e Encarregados de Educação.
Uma equipa constituída por Psicólogos e Clínicos e uma Técnica de Educação Especial (TEE).