Modelo de Gestão Pedagógica

O Modelo de Gestão Pedagógica é a base da Identidade do Colégio. A forma personalizada de olhar para os nossos alunos e entendê-los como um indivíduo único é uma prioridade do nosso modelo de gestão pedagógica.

Cada aluno é uma pessoa com “nome” e características próprias. Destacam-se 5 elementos-chave que de forma articulada acompanham a formação do aluno no Colégio: a Família, o Coordenador-Tutor, o Corpo Docente, a Direção e o Gabinete PsicoPedagógico.

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Coordenador - TUTOR

Olhar para cada aluno, de forma personalizada e entendendo-o como indivíduo único, é uma prioridade do modelo de gestão pedagógica do Colégio e no modo como é estabelecido o diálogo com os alunos.

O Colégio tem uma equipa de coordenadores de turma que integra a Direção Pedagógica e trabalha de forma individualizada com os alunos, garantindo um acompanhamento tutorial e orientando-os para que a construção do seu percurso educativo e formativo ocorra de forma clara, efetiva e significativa, em articulação com as suas famílias.

A família e o Colégio são parceiros na educação e é fundamental que as famílias acompanhem a vida escolar dos alunos, contactando regularmente com o Coordenador-TUTOR, participando nas reuniões trimestrais e nas iniciativas promovidas pelo Colégio. O diálogo e a partilha de informações são sempre individualizados.

O Coordenador-TUTOR é um docente que tem como missão:

  1. contribuir para uma boa adaptação e integração dos alunos, visando facilitar o seu sucesso académico, promover o seu bem-estar psicossocial e desenvolvimento pessoal;
  2. acompanhar o percurso educativo e formativo dos alunos de modo a identificar problemas precocemente;
  3. coordenar com os outros docentes as abordagens curriculares e as relações pedagógicas e interpessoais que se desenvolvem na sala de aula e no Colégio;
  4. coordenar a intervenção e o apoio do Gabinete Psicopedagógico;
  5. articular com as famílias para estabelecimento de estratégias conjuntas de atuação.

Direção Pedagógica

A Direção Pedagógica é constituída pelo diretor pedagógico e pelos vários coordenadores-tutores. É responsável pela organização e funcionamento pedagógicos, designadamente pela oferta formativa, gestão de currículos e inovação, programas e atividades educativas, avaliação, orientação e acompanhamento dos alunos, constituição de turmas, gestão dos espaços e tempos escolares. Atua junto do corpo docente coordenando e incentivando uma prática docente inovadora e em constante atualização, apoiando a formação e a avaliação de competências pedagógicas e profissionais.

Corpo Docente

O corpo docente do Colégio Valsassina caracteriza-se pela sua estabilidade e está organizado por ciclos de ensino e grupos disciplinares. Todos os professores são qualificados com habilitação profissional (com um expressivo número de docentes com mestrado
e/ou doutoramento) e preparados para responder às exigências dos novos cenários sociais e profissionais, evidenciando-se pela formação científica, intelectual e humana.

O Colégio dá formação regular aos seus professores e incentiva uma prática docente inovadora e em constante atualização, com autonomia e responsabilidade, tendo como base um processo de avaliação de competências pedagógicas e profissionais.

O processo de avaliação dos docentes é realizado regularmente, desde 2007, por uma equipa externa que integra peritos das Faculdades de Psicologia da Universidade de Oviedo e da Universidade do Minho. Além da observação de aulas e de entrevistas individuais aos professores, são realizados inquéritos em regime de anonimato aos alunos do 5.º ao 12.º ano. Em complemento, todos os professores procedem a uma autoavaliação.

Apoio Psicopedagógico

O Gabinete Psicopedagógico (GPP) orienta e acompanha os alunos mediante a organização e mobilização dos recursos necessários para a sua boa integração sócio-educativa. Atua em articulação com os coordenadores-tutores, sobre o acompanhamento ao nível da aprendizagem, do comportamento, da socialização, relacionamento interpessoal e da exploração vocacional, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal.

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