Marcação de visita
Pré-Inscrições 2022/2023





 

O centenário de José Saramago, que se assinala hoje, dia 16 de novembro, constitui uma oportunidade para os nossos alunos celebrarem o autor e a sua atividade literária marcante, na cena portuguesa e internacional.
 
A partir da obra A Maior Flor do Mundo, o 1º ciclo deu asas à imaginação e ilustrou a sua história e o seu escritor. Algumas turmas do 8º ano, no âmbito do Projeto de Leitura, este ano dedicado ao estudo de obras de José Saramago, receberam o Doutor António José Borges, professor no Colégio e autor de várias publicações, nomeadamente da obra Da Cegueira à Lucidez. Da sua partilha resultou um maior conhecimento da vida e da obra saramaguiana, mas, sobretudo, a curiosidade de quem está a dar os primeiros passos nesta aventura. Outros irão navegar pelo "Conto da Ilha Desconhecida"; o 9ºano chegará, através de A Viagem do Elefante, ao "sítio aonde nos esperam" e os alunos do 10º ano têm vindo a descobrir o Homem Duplicado.
 
 
E como "Ler é sonhar pela mão de outrem" (Fernando Pessoa), os livros de Saramago estão a ser uma oportunidade para fazer voar os nossos alunos.
 
Terão oportunidade de viajar por esta comemoração, ao longo de todo o ano, no Instagram que os alunos criaram para este efeito: 
https://www.instagram.com/100saramago/