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Todos os dias somos confrontados com os termos inovação, tecnologia, desenvolvimento, ciência, em diversos contextos da nossa sociedade como o educacional, empresarial, comercial, político e religioso.
 
A Ciência deve ser apresentada como um conhecimento em construção, dando-se particular importância ao modo de produção destes saberes, reforçando a ideia de um conhecimento científico em mudança e explorando, ao nível das aulas, a natureza da ciência e da investigação científica.
 
Neste contexto, consideramos que a aprendizagem das ciências deve ser entendida como um processo ativo em que o aluno desempenha um papel importante na construção do conhecimento. Por isso, no Valsassina acreditamos na importância de desafiar os alunos do Ensino Secundário a desenvolverem trabalhos experimentais na área das Ciências Naturais, recorrendo a uma metodologia centrada na resolução de problemas e baseada numa Aprendizagem Baseada em Projetos. Este processo não só permite aos alunos a construção de aprendizagens significativas, bem como contribui para o desenvolvimento de competências fundamentais para o seu sucesso educativo e para a sua vida ativa na sociedade atual, nomeadamente, o aprender a aprender, a cooperação, a tomada de decisões críticas e fundamentadas, a seleção e a análise de informação, a autonomia e a responsabilidade.
 
A relevância dos temas e dos projetos de investigação tem motivado a realização de protocolos e parcerias com diversas universidades e instituições de investigação científica, permitindo uma importante interação com a sociedade e com investigadores, assim como o apoio ao desenvolvimento dos trabalhos e a promoção da sua qualidade.
 
A promoção da inovação e a publicação dos trabalhos em congressos e revistas científicas são elementos considerados de elevada relevância. Os trabalhos seguintes constituem dois exemplos deste processo.
 
  
 
Bacteriophage isolation from human saliva: a pilot study with high school students.
 
 
Trabalho publicado em: Annals of Medicine. Volume 53, 2021 - Issue sup1: Fourth International Congress of CiiEM: Health, Well-Being and Ageing in the 21st Century.
 
Para a sua realização foi determinante o apoio e presença da Professora Doutora Teresa Nascimento (Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz, CiiEM, Egas Moniz Cooperativa de Ensino Superior).
Trabalho disponível AQUI.
 
 
  
- Mercury exposure in Portuguese adolescents.
 
 
Trabalho apresentado e publicado no “International Conference on Food Contaminants (ICFC) 2021 - Challenges on early-life exposure”.
Para a sua realização foi determinante o apoio e presença da Professora Doutora Ana Catarina Sousa (Comprehensive Health Research Centre, University of Évora, Évora; Department of Biology, School of Science and Technology, University of Évora).
Trabalho disponível AQUI.