Marcação de visita
Pré-Inscrições 2022/2023





 

A nossa Língua é o lugar onde repousam as nossas memórias e o Teatro é o palco onde se desenham essas histórias. Desta simbiose nasce o projeto de dramatização do poema “A invenção do amor”, da autoria de Daniel Filipe, poeta e jornalista cabo-verdiano, publicado durante o governo ditatorial de Salazar. 

No ano em que Portugal conta mais dias de democracia do que aqueles que foram vividos em ditadura, a turma 1A do 10.º ano protagoniza esta dramatização poética dirigida pelo encenador e ator José Martins para nos relembrar da importância da literatura e de todas as formas de arte enquanto instrumentos da memória coletiva, que nos permitem compreender melhor o mundo para o transformarmos num lugar mais livre. 

A consciencialização de que a liberdade é feita de palavras, que se revestem de História e de histórias e que devem ser usadas como forma de expressão e de interpretação livre, constituiu o ponto de partida para esta criação artística. 

Enquanto ferramenta pedagógica, aliada à consolidação de conteúdos programáticos, o teatro ativou a imaginação poética como meio de repensar o mundo para criar uma harmonia entre a realidade e a maneira como cada indivíduo a vê e a sente, fomentando a exploração e o aperfeiçoamento de competências linguísticas num ambiente menos formal e mais lúdico que a sala de aula.

Clique na imagem para ver o vídeo.