Marcação de visita






No dia em que se celebrou o ‘Dia Mundial do Inseto Comestível’, 26 de outubro, a Portugal Insect promoveu uma conferência e debate sobre o tema, na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.


Esta conferência teve como objetivo discutir vários temas, nomeadamente: “Inovação Alimentar”, “Insetos na Alimentação Humana: Enquadramento Legal na União Europeia”, “Perspetiva Nutricional dos Insetos na Alimentação Humana”, “Aplicações culinárias com Insetos” e/ou “Os Insetos no Currículo Escolar”. No final a conferência os presentes tiveram a oportunidade de participar numa sessão de degustação.


No painel dedicado a “Projetos” o Colégio esteve representado pela Professora Andreia Luz, Coordenadora do Departamento de Biologia e do Programa Eco-Escolas, que apresentou a comunicação “Os insectos na «ementa» do currículo escolar”.


Andreia Luz destacou o trabalho desenvolvido no Colégio Valsassina onde, recorrendo a uma Metodologia Baseada na Resolução de Problemas e através de trabalho de Projeto, os alunos do secundário dinamizam investigações científicas. Foi realçado que este modelo de ensino-aprendizagem tem por base a necessidade de desenvolver competências de resolução de problemas e de ajudar os alunos na aquisição dos conhecimentos e competências essenciais. Além disso, este modelo recorre a problemas reais, em vez do estudo de casos hipotéticos com resultados “perfeitos e convergentes”. É enfrentando esses problemas reais que os alunos aprendem conteúdos e desenvolvem competências (por exemplo: pensamento crítico, trabalho em equipa, comunicação).


Nos últimos anos foram desenvolvidos no Colégio dois projetos relacionados com insectos, da autoria de alunos do secundário, os quais foram destacadas na comunicação apresentada:

·         Síntese de salsicha de larvas de Tenebrio molitor. Projeto da autoria de Marta Oliveira, Mariana Almeida e Mariana Montalvão (ano letivo 2015/2016);

·         Insectos, isso come-se? Desenvolvimento de uma ração para peixes de aquacultura a partir de larvas de mosca soldado negra (Hermetia illucens). Projeto da autoria de Joana Adegas, Helena Brandão e Guilherme Silveira (ano letivo 2018/2019).

 

Informações mais detalhadas sobre este evento estão disponíveis em: https://www.portugalinsect.pt/post/dia-mundial-do-inseto-comest%C3%ADvel-2019 

Consultar a comunicação AQUI