Marcação de visita






 

A Arte e a Ciência da Mentira na Adolescência
- abordagem para Pais, Educadores e Encarregados de Educação -  

Convidamos todos os Pais e Encarregados de Educação, para uma conferência no dia 28 de novembro, às 17h30, no Auditório do Colégio Valsassina. 

Esta sessão é dinamizada pela Doutora Marina Martins, professora no Colégio Valsassina, Doutorada em Psicologia da Educação e Investigadora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

A quem mentem os adolescentes portugueses? Sobre o que mentem? Por que mentem? Que diferenças existem, nesta temática, entre rapazes e raparigas?... Entre os mais novos e os mais velhos?... Entre meios socioculturais mais e menos favorecidos?... Entre famílias mais e menos presentes na educação dos jovens?

Vários estudos têm focado a temática da mentira mas poucos têm abordado a questão do ponto de vista do educador ou explorado especificamente a incidência desse fenómeno no período da adolescência. Nesta sessão será dado destaque à relevância do reconhecimento, por parte do agente educativo, dos contextos promotores de mentira durante a adolescência – alvos, conteúdos e motivações – em função de variáveis sociodemográficas teórica e empiricamente influentes – Idade, Género, Capital Sociocultural e Estilos Educativos Parentais - com vista ao delinear de estratégias de intervenção na ação educativa que permitam contribuir para a mitigação deste problema. Este, traduz-se num obstáculo ao estabelecimento de relações saudáveis entre pares e com o adulto, culminando com frequência em consequências danosas também para o próprio adolescente. 

 

Todos os interessados devem inscrever-se enviando um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.