Marcação de visita






Entre 18 e 20 de dezembro, 12 alunas do Colégio Valsassina (7 alunas do 9.º ano e 5 do 10.º ano) participaram na iniciativa “#GirlsCode | Girls in STEM” da Vodafone, realizada em parceria com o Colégio Valsassina.

Através de iniciativas como “#GirlsCode | Girls in STEM” pretende-se ajudar a quebrar barreiras e combater o desequilíbrio de género que existe nos cursos e profissões relacionadas com Science, Technology, Engineering e Mathematics (STEM).

Este curso, dinamizado em parceria com a Vodafone e a Happy Code, teve a duração de 12h, e decorreu nas instalações do Colégio Valsassina, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2019. No dia 20 de dezembro realizou-se a sessão de encerramento onde as alunas tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho realizado durante o curso. Foi possível aprender alguns conceitos de programação e de base de dados, assim como desenvolver aplicações e jogos para telemóvel utilizando tecnologias disponíveis em qualquer telemóvel (com sistema operacional Android): sensores de proximidade, movimento, tempo e localização.

“De 18 a 20 de dezembro tive a oportunidade de participar na iniciativa “#GirlsCode | Girls in STEM” da Vodafone. Nesta formação aprendi a programar diversas coisas, como por exemplo, diversos jogos (uns com ligações ao GPS), uma calculadora, um peddy-paper, entre outros. Gostei bastante desta experiência, pois aprendi a criar e a perceber o que está por trás de uma aplicação. Além disso, a linguagem utilizada pela formadora era muito acessível, o que facilitou esta aprendizagem. Estas iniciativas são muito importantes, principalmente para quem está numa fase de decisão de áreas. Achei interessante este curso ser apenas para raparigas, porque atualmente as pessoas têm ideia que as engenharias são apenas para rapazes. Também o facto de sermos só 12 participantes ajudou a que as aprendizagens fluíssem melhor. Voltaria sem dúvida a participar!”. Matilde Carvalho, 9.º C