Marcação de visita
Pré-Inscrições 2022/2023





 
Descrição do curso
 
 
Neste curso os alunos desenvolvem conhecimentos e técnicas do desenho de observação, considerando que para desenhar é necessário observar e sentir, interligando a imagem mental do objeto a representar com a coordenação motora da mão que desenha.
Ao longo do curso são exploradas estratégias para o desenho de observação e desenvolvidas as suas características fundamentais de estrutura, forma/volume, luz-sombra e profundidade. Através de um conjunto de exercícios práticos propõe-se a elaboração de diferentes composições, tomando como ponto de partida a observação direta de objetos naturais, artificiais e posteriormente, da imagem com recurso a materiais tradicionais à disciplina de desenho: lápis de grafite e carvão. É também explorada a utilização da cor enquanto elemento dinâmico e criativo no desenvolvimento da textura e da mancha.
 
Programa:
Módulo I - Estrutura: Esboços e Estudos Rápidos
Exercícios de desenho gestual e esboços de rápida execução para apreensão da forma com recurso a linha e mancha a lápis de grafite e outros riscadores (canetas e lápis de cor). Desenho de observação de objetos com ênfase na estrutura, contorno e colocação na página.
Módulo II - Forma, Volume e Luz-sombra
Representação das formas e volumes de objetos, com recurso à linha, trama e mancha. Análise dos efeitos lumínicos e representação da luz-sombra no desenho com recurso a carvão e outros materiais (lápis de cera, lápis de grafite ou pastel de óleo).
Módulo III –Linha, Mancha e Trama
Representação da realidade observada através da linha e mancha com recurso a materiais aquosos (tinta da china, ecoline, aparo e pincel). Sintetização dos volumes e texturas com recurso à mancha enfatizando a luz-sombra, orientação linear e textura.
Módulo IV – Profundidade e proporção 
Estruturação de eixos e a dimensão no desenho de observação. Desenho de composições compostas para apreensão das diferentes relações de dimensão, sobreposição e profundidade.
Módulo V – A imagem
Desenho a partir de imagem: técnicas de representação a partir de fotografias. Experimentação da cor (lápis de cor, pastel de óleo, materiais aquosos). Conhecer e aplicar os princípios do desenho na tradução da proporção, volume, luz-cor e mancha.
 
Materiais
Lápis de grafite, carvão vegetal, tinta da china/ecoline, aguarelas, lápis de cor, pinceis, borracha e papel para desenho e aplicação de materiais aquosos.
 
Formadora
O curso é ministrado pela professora de artes visuais e artista plástica Elsa Marques
Elsa Marques licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura, na Faculdade de Belas-Artes Universidade de Lisboa (2007). Obteve o grau de Master Art Practice pelo Goldsmiths College, University of London (2011) e o grau de Mestre em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo e ensino secundário, Universidade de Lisboa (2013).
Exposições a destacar: O Banquete, Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Lisboa (2009);Open Stock, Módulo, Lisboa (2013); Mostra, Lisboa (2014); Preview No 3: George Condo, Elsa Marques and Jakub Ziolkowski, Peter Von Kant Gallery, Londres, Reino Unido (2011); Creekside Open, curadoria por Phylida Barlow, APT Gallery Depford, London (2011); Uncertainratio, Imperial College, Londres, Reino Unido (2010); Diorama, Sala do Veado, MNHNC Lisboa (2010); Prémio Banif 2008, SNBA, Lisboa (2008) e Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores, Culturgest, Lisboa (2007).
 
 
Informações Gerais
Datas: 21 de junho a 2 de julho
Horário: 9h30 às 12h30, 15 horas
Duração: 30 horas
Local: Colégio Valsassina
Valor:150€/ 2 semanas
Mínimo inscritos: 4 alunos
Máximo inscritos: 20 alunos

 

 

      

      

      

    

    

 

Surf

 

Vela

 

Apps

 

Vídeo

 

Escrita

 

Discurso

    

Voltar