O projeto educativo do Colégio aposta na promoção da educação tecnológica orientada para a cidadania. O saber tecnológico é adquirido a partir da realização de experiências formativas que permitem aos nossos alunos estabelecer relações ciência-tecnologia-sociedade. São atividades realizadas em ambientes próprios, em que os alunos aprendem progressivamente a conhecer e a usar termos, regras, signos e convenções próprios da linguagem científica e tecnológica, a conceber, produzir, controlar e utilizar diferentes produtos e sistemas e a integrar conhecimentos de outras áreas curriculares.

Em face das constantes transformações que a tecnologia provoca na sociedade e no ambiente, consideramos fundamental que os nossos alunos adquiram uma cultura tecnológica que lhes possibilite não só fazer uso das tecnologias através de competências transferíveis, válidas em diferentes situações e contextos, como entender a sua natureza e função e implicações. Na formação ministrada pretende-se promover a aquisição de conhecimentos referentes aos princípios científicos utilizados e à dimensão cultural da técnica e da tecnologia e desenvolver competências que lhes permitam participar nas escolhas dos projetos tecnológicos, tomar decisões e agir socialmente, de forma informada e critica.

Para além das atividades curriculares nos domínios da educação tecnológica inseridas no âmbito das matrizes curriculares, o Colégio disponibiliza as seguintes atividades extracurriculares: Valsatech e AEC Programação.