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Enquadramento

O GPP destina-se a alunos referenciados pelo Coordenador de Ano ou pelo Conselho de Turma e funciona como um serviço de apoio aos alunos, intervindo em dimensões essenciais para um desenvolvimento psicopedagógico ajustado e para a construção de uma identidade pessoal: a adaptação e integração escolar, a aprendizagem, o comportamento e atitude na escola e face à escola, a socialização e o relacionamento interpessoal, a orientação vocacional, em suma, no sucesso educativo.

 

Quem Somos

Uma equipa constituída por Psicólogos Educacionais e Clínicos e uma Técnica de Educação Especial (TEE):
- Joana Carmo (Coordenação, 6º e 7º anos)
- Celeste Fernandes (Jardim de infância, 1º e  2º anos)
- Marina Coutinho (3º e 4º anos)
- Raquel Raimundo (5º e 9º anos)
- João Ameal (8º e secundário)
- Susana Mateus (TEE)

 

 

O que tem o GPP a Oferecer aos Alunos do Colégio

- A Avaliação Psicológica e o Acompanhamento Psicopedagógico Individualizado, mediante a referenciação pelos Coordenadores de ano. Pretende avaliar o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional dos alunos e acompanhar os mesmos ajudando-os a superar as dificuldades psicossociais, emocionais e psicopedagógicas. Pretende também desenvolver as potencialidades dos alunos e contribuir para um maior sentimento de confiança e crença nas suas competências académicas e pessoais;

- A Orientação Vocacional, de participação voluntária, pretende fomentar o autoconhecimento e apoiar os alunos na construção e definição dos seus projetos profissionais, mediante a exploração das suas aptidões, interesses, objetivos e valores profissionais;

Os Programas de Intervenção Grupal, propostos em consonância com as necessidades psicopedagógicas dos alunos em diferentes níveis escolares e visando a prevenção de dificuldades e a promoção de competências psicopedagógicas no percurso escolar dos alunos. Estão a ser implementados, no presente ano letivo, os seguintes programas de prevenção/ intervenção grupal:
- Programa de Competências Académicas e Socio emocionais
- Programas de Desenvolvimento de Competências Sócio emocionais
- Programa de Promoção da Consciência Fonológica

 

- A Colaboração e Articulação com os Profissionais escolares, Encarregados de Educação e Serviços Externos, procurando adequar continuamente as medidas e estratégias escolares às necessidades dos alunos, envolvendo os diferentes contextos e pessoas que contribuem ativamente para o seu desenvolvimento e bem-estar psicológico;

- Promover o Conhecimento sobre Problemáticas Psicopedagógicas Específicas (Formação e brochuras informativas), junto de Alunos, Docentes, Educadoras, Funcionários e Encarregados de Educação.

 

Materiais de Apoio

 

Orientação Vocacional: como podem os pais ajudar

 

Perturbação de Ansiedade de Separação

 

Programa de Competências Socioemocionais 5 anos

 

 

       

Programa de Competências Socioemocionais 1º ciclo

 

Hiperatividade com Défice de Atenção

 

Perturbações do Espectro do Autismo

 

 

       

Dislexia

 

Recomendações (Crianças e Jovens) - Cyberbullying e Segurança Online

 

Recomendações (Pais e Professores) - Cyberbullying E Segurança Online

 

 

       

Recomendações - Como lidar com a Ansiedade?

 

Recomendações (Para jovens em casa) - Motivação em tempo de pandemia

 

Recomendações (Pais separados/divorciados) - Responsabilidades parentais

 

 

       

Recomendações (Para pais e educadores) – Estudar em tempo de pandemia

 

Recomendações Professores/ Educadores de Infância