No dia 2 de junho, a disciplina de Português convocou os/as alunos/as do 10.º ano a participar no espectáculo Camoinz Hépyco-Lyrico, da autoria de Gustavo Rubim, com os atores Simão Rubim e João Marta. Esta peça de teatro pretende dar a conhecer, e a relembrar, a obra de Luís de Camões, tanto na sua vertente lírica quanto épica. Brincando com a atualidade, Camões, agora feito personagem, integra uma conversa com um amigo, em que um é símbolo da antiguidade, e outro símbolo do contemporâneo, num diálogo que atravessa, com naturalidade, poemas conhecidos, feitos heroicos e musas inspiradoras que contribuíram para a riqueza da obra camoniana.
Através de uma abordagem envolvente e criativa, o espetáculo Camoinz Hépyco-Lyrico procura despertar o interesse dos jovens pela obra camoniana, destacando a beleza estética, a musicalidade e a força expressiva dos textos de Camões, que permanecem como um legado cultural de inegável valor.
Espetáculo Teatral Camoinz Hépyco-Lyrico
23 de Junho, 2026