Roboparty 2026: pequenos gigantes da robótica superam expectativas

20 de Abril, 2026

A participação do Colégio na Roboparty 2026, com os/as alunos/as Alice Brito, Aurora Santos, Madalena Faria, Manuel Barroso, Manuel Esteves e Rodrigo Dias, acompanhados pelo professor Pedro Rosa, foi muito mais do que uma simples atividade pedagógica; foi uma demonstração de resiliência, competência técnica e maturidade. Durante três dias intensos, os/as alunos/as mergulharam no mundo da engenharia, provando que o talento não tem idade.
O desafio começou do zero e os/as alunos/as tiveram de construir o seu próprio robô. Montagem de componentes e encaixe de motores e sensores, soldadura destes, calibragem e ajuste de software e hardware para que a máquina ganhasse vida.
O que torna a prestação do Colégio verdadeiramente significativa é o contexto: com apenas 11 anos, competiram lado a lado com alunos/as do Ensino Secundário, maioritariamente finalistas de cursos de Robótica, e os resultados falam por si: No primeiro desafio uma das nossas equipas apenas foi eliminada pelo que viria a ser o 3.º classificado do torneio. No segundo desafio, com perícia e superação, os/as alunos/as completaram o percurso na íntegra, ultrapassando todos os obstáculos propostos. E no terceiro desafio, o momento artístico da prova, onde executaram uma coreografia a quatro equipas, coordenada entre eles e com música, fazendo uma dança a quatro robôs.
Muito mais do que programação, a Roboparty afirma-se como um verdadeiro espaço de partilha, onde o Colégio se destacou em múltiplas vertentes. Os/as alunos/as envolveram-se num animado peddy paper, participaram na competição de remates à baliza e marcaram presença no torneio de Ping-Pong, no qual Manuel Esteves se evidenciou ao alcançar a 4.ª eliminatória. Já no Xadrez, esteve em destaque o professor Pedro Rosa.
A partilha de experiências com jovens mais velhos e a vivência num ambiente universitário fomentaram um entusiasmo renovado pela Ciência e Tecnologia.
A participação neste festival foi uma experiência única. Com apenas 11 anos, os/as nossos/as alunos/as demonstraram autonomia e capacidade técnica perante desafios desenhados para alunos (muito) mais velhos.
Este evento reafirma o compromisso do Colégio com o ensino de inovação, deixando uma marca indelével no percurso académico e pessoal destes jovens.
Parabéns a todos os participantes!