Cada dia, dentro do nosso Colégio, nas salas de aula ou no recreio, convivemos com dezenas de histórias, algumas alegres, outras silenciosas. Entre elas, pode estar a história de um/a aluno/a que se sente invisível, isolado/a, rejeitado/a, magoado/a e/ou com medo.
O bullying, muitas vezes, começa de forma discreta, mas pode deixar marcas profundas e afetar a saúde, o bem-estar, a autoestima e o desenvolvimento dos nossos/as alunos/as.
Todos/as temos um papel essencial na prevenção destes comportamentos. O olhar atento, uma palavra de encorajamento ou o simples gesto de escuta podem transformar realidades e evitar que alguém se sinta maltratado/a e sozinho/a.
O Dia Mundial de Combate ao Bullying (20 de outubro) convocou-nos a reforçar as ações de sensibilização. E, assim, durante uma semana (entre 20 e 24 de outubro), contámos com o envolvimento e a colaboração de todos/as.
Mais do que reagir, devemos promover uma cultura de respeito, inclusão e empatia, onde cada aluno/a se sinta valorizado/a e seguro/a. Onde as diferenças sejam celebradas.
Combate ao Bullying
27 de Outubro, 2025