No Valsassina, observar o mundo que nos rodeia é também querer compreendê-lo. E tudo começa pelas perguntas… Desde 2018, que o Colégio integra a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola. O laboratório do 1.º Ciclo assume-se como um espaço para aprender através da curiosidade, da investigação, da experimentação e do contacto com problemas reais
Procuramos colocar os/as alunos/as no centro da aprendizagem: observam, levantam hipóteses, experimentam, procuram respostas e comunicam as suas descobertas.
Cada pergunta pode dar origem a uma descoberta. Os/as alunos/as são desafiados/as a investigar fenómenos próximos do seu quotidiano e os “grandes desafios” do planeta, concebendo experiências, analisando resultados e confrontando as suas ideias com a realidade. Assim, a ciência deixa de ser apenas algo que se aprende: torna-se uma forma de explorar, de pensar e de compreender o mundo.
Perguntar, experimentar, errar, reformular e voltar a tentar… desta forma estimulamos a curiosidade, o pensamento crítico e a autonomia.
Estamos na Rede de Clubes Ciência Viva na Escola
16 de Setembro, 2026