OTempoDaHistoria1

Alunos do 7.º ano viajam no tempo a partir de uma atividade de ordenação cronológica

17 de Setembro, 2025

A disciplina de História desafiou os/as alunos/as do 7.º ano a participar numa dinâmica diferente para rever conteúdos do 2.º Ciclo e dar os primeiros passos no estudo do 3.º Ciclo. A atividade consistiu na construção de uma linha do tempo interativa, desenhada no quadro branco da sala de aula.
Com o apoio de uma caixa cheia de documentos e objetos representativos de diferentes épocas históricas, cada aluno/a teve a oportunidade de testar os seus conhecimentos. O/a primeiro/a escolheu um objeto e colocou-o na linha do tempo; o/a segundo/a teve de decidir se o seu deveria ser posicionado antes ou depois. A partir daí, cada aluno/a foi acrescentando ou corrigindo as colocações anteriores, num trabalho coletivo de construção histórica.
O momento, para além de lúdico, promoveu o raciocínio crítico, o espírito de cooperação e a consolidação dos conteúdos já aprendidos. No final, a grande curiosidade foi descobrir se a ordenação cronológica estava correta, um desafio que despertou entusiasmo e participação em toda a turma.

OTempoDaHistoria2