Projeto de alunos do Valsassina conquista medalha de bronze no I-FEST² da Tunísia

2 de Abril, 2025

Depois de uma medalha de ouro no CASTIC – China Adolescents Science and Technology Innovation Contest conquistada em julho 2024, Ana Reis, Miguel Aguiar e Leonor Guerra conquistaram o terceiro lugar no I-FEST² – International Festival of Engineering Science and Technology, que decorreu em Hammamet, na Tunísia. Os jovens cientistas participaram nesta competição em representação de Portugal, após o seu apuramento para este certame na Mostra Nacional de Ciência, organizada pela Fundação da Juventude.

Na competição, os/as alunos/as do Valsassina, coordenados pelo professor Pedro Jorge, apresentaram o SeaNetwork, uma inovadora boia para pesquisa marítima, que recolhe, processa e publica dados de temperatura da água, temperatura do ar, altura ou frequência das ondas. Esta boia difere das existentes no mercado por ser uma alternativa de baixo custo e baixa exigência logística e que poderá funcionar em rede para aumentar a amostragem e a fiabilidade de dados recolhidos. Todas as boias são autónomas a nível energético devido à utilização de painéis solares, sendo necessária pouca manutenção.

Com este projeto, os alunos do Colégio Valsassina pretendem tornar a investigação marinha mais acessível, mais prática e com alto potencial de impacto, mitigando a necessidade de um grande investimento em equipamento ou no acesso a dados de terceiros. Através do uso de redes como a SeaNetwork, o aumento do tamanho das amostras e dados disponíveis (em open source) para todos os cientistas, investigadores e público permitirá um maior conhecimento de mares e oceanos.

A Tunisian Association for the future of Science and Technology (ATAST) acolhe anualmente o I-FEST² – International Festival of Engineering Science and Technology, que reúne projetos de jovens cientistas de vários países do mundo. No âmbito do projeto Erasmus+ Mobisciences, este festival tem como objetivo promover o desenvolvimento da cultura científica e a partilha de ideias e práticas tecnológicas entre jovens dos 12 aos 25 anos, através de competições internacionais, workshops e atividades culturais.