Equipa do Valsassina vence Prémio Atlântico Júnior 2024/2025

9 de Julho, 2025

O Colégio Valsassina é o grande vencedor do Prémio Atlântico Júnior 2024/2025, uma parceria entre a FLAD e a Ciência Viva. A equipa composta por Miguel Pinéu, Hugo Bizarro e João Castro, alunos do 12.º ano, orientados pelo professor Pedro Jorge, desenvolveram na disciplina de Física um ecranoplano, uma aeronave que combina características de navios e aviões, desenhada para voar a baixa altitude sobre a água ou a terra, aproveitando o efeito solo gerado pela proximidade à água/solo.

Com o projeto Waverider, a equipa pretendeu explorar as vantagens e potenciais utilizações deste tipo de aeronaves, uma vez que a crescente preocupação com o impacto ambiental dos transportes e a necessidade de soluções mais sustentáveis motivam a busca por alternativas eficientes e inovadoras.

O prémio inclui equipamentos, materiais tecnológicos e uma viagem a Boston, nos Estados Unidos, onde terão oportunidade de conhecer locais e instituições de interesse científico.

O Prémio Atlântico Júnior é dirigido às escolas secundárias e profissionais de todo o país e visa promover a cultura científica e tecnológica através da valorização do Atlântico como sistema natural e do seu papel na sustentabilidade do planeta e na sociedade. O projeto surge na sequência do FLAD Science Award Atlantic e pretende criar nos mais jovens o gosto pela tecnologia, numa perspetiva de trabalho em equipa e de aprender fazendo, dando visibilidade ao seu papel na compreensão do Atlântico e à sua importância para a sustentabilidade do planeta e para as comunidades que o rodeiam.

Este prémio distingue projetos científicos focados no Atlântico e no uso sustentável dos seus recursos. Na edição de 2024/2025, o concurso focou-se nos seguintes temas: Energias renováveis marinhas (Exemplo: dispositivos para aproveitar energias de ondas e marés); Robôs marinhos com sensores para medir variáveis como salinidade, temperatura ou pH, entre outros; Embarcações inovadoras (Exemplo: veículos solares telecomandados); Tecnologias e processos que contribuam para eliminar ou mitigar a poluição marinha; Biotecnologia (Exemplos: fármacos, novos produtos alimentares); e Abordagens para a preservação da Biodiversidade.

Parabéns!