Entre 15 e 19 de agosto, as alunas do Valsassina, Carolina Matos, Rita Amaral e Sofia Alvarez, representaram Portugal no maior evento de ciência de nível pré-universitário da Ásia, o CASTIC – China Adolescents Science and Technology Innovation Contest, que se realizou em Hohhot City, Inner Mongolia Autonomous Region, China.
As alunas apresentaram o projeto ChroniCare, premiado na Mostra Nacional de Ciência 2025, organizada pela Fundação da Juventude, e que lhes garantiu o acesso a este evento.
O projeto ChroniCare consiste num penso para feridas crónicas com nanopartículas de óxido de zinco (ZnO) produzidas através de cascas de maçã. As alunas estudaram a aplicação de nanopartículas de óxido de zinco, com propriedades antibacterianas e antioxidantes, produzidas através da síntese verde com os resíduos das cascas de maçã, num penso de hidrogel para feridas crónicas, de forma a prevenir ou evitar a contaminação bacteriana nas zonas feridas e a facilitar a cicatrização.
Com o desenvolvimento deste penso, as alunas do Colégio Valsassina pretendem criar valor apresentando um produto com interesse terapêutico e comercial. O ChroniCare foi desenvolvido num modelo suportado na Economia Circular, dando um contributo para a valorização de desperdícios.
Organizado pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Educação chinês, a edição de 2025 do CASTIC reuniu mais de 500 alunos chineses e 82 de participantes internacionais, representantes de 18 países.