Semana Verde

23 de Janeiro, 2026

Decorreu, entre 12 e 16 de janeiro, a Semana Verde, uma iniciativa que mobilizou a comunidade Valsassina e assinalou o 24.º ano de participação no Programa Eco-Escolas. Num ano em que 2026 foi designado pela ONU como o Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável, a Semana Verde destacou a importância da responsabilidade individual e coletiva na proteção do ambiente e na promoção da justiça social.
Uma das atividades em destaque foi a campanha de recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos usados. Telefones, teclados, computadores e outros pequenos equipamentos foram entregues no Átrio do Liceu e, em parceria com a ENTRAJUDA, serão agora recuperados, reutilizados ou reciclados, promovendo a economia circular e contribuindo para a melhoria das condições de vida de famílias carenciadas.
A programação incluiu ainda as sessões “Descoberta dos ‘s’ perdidos”, dinamizadas pela Entreajuda, uma reunião do Conselho Eco-Escolas, elemento estruturante do programa, e a simbólica, e sempre memorável, cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, acompanhada pela plantação de uma oliveira (uma ação que contou com o apoio do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. – Pólo de Inovação de Elvas, Olivicultura), reforçando a ligação entre educação ambiental e práticas sustentáveis.
A Semana Verde assumiu-se, assim, um momento de celebração, de reflexão e de ação.