laboratorio secundario 4

Ensino Experimental das Ciências

Ciências experimentais e experimentação: a prática sistemática de projeto

O desenvolvimento do conhecimento científico e a sua valorização na afirmação pessoal e profissional dos jovens passa pela promoção de formas de “pensar” e de “fazer”, que, à semelhança de outras culturas, se estimula e promove pela via da experimentação e da prática, fomentando atividades sistemáticas de projeto.

É neste contexto que no e no ciclos se promovem atividades de observação e experimentação dentro e fora da sala de aula. Entre outras iniciativas, o Projeto Eco-Valsassina promove “Laboratórios Vivos” onde as ciências e tecnologias do ambiente e a compreensão da biodiversidade que nos rodeia são compreendidas pela prática da observação e experimentação. Adicionalmente, nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química do 3º ciclo, todos os alunos frequentam semanalmente os respetivos laboratórios, participando em projetos e trabalhos experimentais.

A aprendizagem tradicional em sala de aula é assim completada pela “apreensão” de conceitos e matérias através da experimentação, que por sua vez têm mostrado facilitar o desenvolvimento de atitudes empreendedoras nos jovens. Estimulamos, assim, os nossos alunos a aprender, apreender e a empreender!

É neste âmbito que a prática sistemática de projeto e o recurso à experimentação como metodologia de aprendizagem estão hoje generalizados no Colégio ao longo de todo o percurso educativo. Desde a prática dos ateliers de Educação pela Arte nos mais novos, à realização sistemática de projetos temáticos nas disciplinas de Português, História ou Matemática ao longo dos vários ciclos de estudo, passando naturalmente pela utilização de laboratórios nas disciplinas de Física e Ciências da Natureza, o projeto educativo do Valsassina há muito adotou a experimentação como pilar fundamental do processo de ensino – aprendizagem.

É nossa convicção que o ensino de natureza experimental, e a relação concreta que proporciona com os saberes, permite motivar os jovens para a aprendizagem, fomentando, naturalmente, o estudo das ciências, das tecnologias ou das artes, estimulando também a criatividade, o pensamento criativo e uma atitude empreendedora nos nossos alunos.

Gazeta Valsassina - Aprender pela Experimentação

Aprendendo pela experimentação!
Desafiando os alunos a investigar, a sair da “sua zona de conforto”, habituando-os a colocar perguntas e a procurar respostas. Envolvendo-os no processo…

Faça download do PDF