Prémio europeu para o projeto HidroQapa

22 de Novembro, 2024

O projeto HidroQapa, da autoria de Frederico Mauritty e Madalena Castro, foi o grande vencedor da edição de 2024 do Youth Start-Up Competition (YSC): Encouraging Young Entrepreneurs to Shape the Future!

O vencedor foi revelado no dia 20 de novembro de 2024, na SME Assembly, em Budapeste, onde os três finalistas apresentaram as suas ideias e projetos.

A Youth Start-Up Competition é uma iniciativa da Comissão Europeia,enquadrada na European SME Week, que visa apoiar e dar oportunidade a jovens empreendedores de darem a conhecer as suas ideias de negócio em áreas ligadas a questões emergentes, como a sustentabilidade, a inclusão social e o avanço tecnológico.

O projeto HidroQapa consiste no desenvolvimento de um Bioplástico impermeabilizante para a indústria têxtil elaborado a partir de quitosano extraído de desperdícios de casca de camarão. Este projeto desenvolvido no Colégio Valsassina, na disciplina de Biologia 12.º ano, teve a parceria e o apoio científico de investigadoras do Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico.

O projeto HidroQapa tem colecionado distinções. Primeiro a nível nacional, na Mostra Nacional de Ciência 2023, na Alfândega do Porto, de entre uma centena de projetos de todo o país, depois a nível mundial, com dois prémios conquistados em Los Angeles, nos Estados Unidos, na Regeneron ISFE 2024 – International Science and Engineering Fair, a maior mostra e competição científica STEM pré-universitária do mundo.

O projeto HidroQapa foi também selecionado para o programa do BlueBio Value Ideation 2024, uma iniciativa que promove o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis na área da economia azul, em parceria com a Fundação Oceano Azul, a Maze e a Blue Bio Alliance.

O projeto HidroQapa pretende valorizar e atribuir valor económico a subprodutos da indústria do pescado, nomeadamente, às cascas do camarão (e de crustáceos em geral), procurando dar a estes “restos” de uma refeição outro destino, alternativo ao caixote do lixo. Estas cascas são, na verdade, encaradas como recursos reaproveitados para a produção de um produto com potencial de mercado – bioplástico impermeabilizante –, para que constituam uma opção sustentável, biodegradável e mais segura para o ambiente e para a saúde, reduzindo a poluição ambiental e os desperdícios de recursos. Desta forma, o HidroQapa apresenta-se como um modelo de negócio baseado na economia circular e contribui com uma solução inovadora para a Economia Azul.

A utilização de impermeabilizantes pela indústria têxtil constitui uma fonte de poluição e de potencial risco para a biodiversidade aquática e para a saúde dos seres humanos. Os impermeabilizantes já existentes no mercado são aerossóis constituídos por ciclo-hexano e álcool isopropílico, substâncias com elevada toxicidade para os organismos aquáticos.

Mais informações em:

Youth Start-Up Competition AQUI.

Ou

https://www.instagram.com/hidroqapa_cv/

https://www.instagram.com/promotingenterprise/