Entre os dias 7 e 9 de novembro, os/as alunos/as do 10.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas viveram uma experiência única na Biovilla, em plena Serra da Arrábida, em Palmela. Durante três dias intensos, participaram num Bootcamp imersivo e residencial, concebido para promover a aprendizagem através da vivência prática de princípios de sustentabilidade e regeneração.
O programa combinou momentos de aprendizagem ativa e contacto direto com a natureza, que incluiu: plantações na horta biológica, refeições confecionadas com alimentos orgânicos, caminhadas pela serra da Arrábida, sessões de Power Yoga e conversas inspiradoras à volta da fogueira.
Mais do que uma simples atividade de campo, o Bootcamp foi estruturado segundo os valores da economia regenerativa, focando o retorno equilibrado nos diferentes tipos de capital: humano, construído, ecológico, financeiro e social. A experiência seguiu um modelo de governança circular, participativa e colaborativa, envolvendo a comunidade local e regional.
Este projeto proporcionou aos/às alunos/as um espaço de inovação, experimentação e união em torno da Sustentabilidade, incentivando a reflexão, o pensamento criativo e o trabalho coletivo na procura de soluções para os desafios globais.