Num campus que é um espaço-Quinta dominado pelo verde da vegetação, o Colégio Valsassina só poderia ser uma escola em que a Educação Ambiental e a sensibilização para a defesa, conservação e sustentabilidade ambiental seriam valores essenciais.
O Valsassina faz parte das redes Eco-Escola e Escola Azul, desenvolve constantemente atividades e projetos de intervenção socioambiental e promove hábitos de preservação e proteção da natureza e do ambiente.
Desde 2003 que o Colégio desenvolve atividades que lhe permitem ser membro ativo da comunidade internacional de Eco-Escolas. A realização de um Conselho Eco-Escola é o ponto de partida para o trabalho a realizar em cada ano letivo. Estimulando a participação e envolvimento dos alunos de todos os níveis de ensino em conjunto com os restantes membros da comunidade educativa (professores, funcionários, direção e pais/encarregados de educação) e da comunidade local, este Conselho cria um espaço de reflexão e debate e fomenta a autonomia, responsabilidade e criatividade de todos no combate às ameaças ao desenvolvimento sustentável de diferentes ecossistemas (naturais e sociais), dos mais próximos aos mais afastados.
Posicionando-se como facilitador, o Colégio ajuda a implementar as estratégias de intervenção delineadas pelos membros do Conselho.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.
Usufruindo do espaço-Quinta, que caracteriza o Colégio, o projeto ecoValsassina tem contribuído para criar e pôr em prática políticas sustentáveis, em particular na área da energia e carbono e água e resíduos, os quais têm permitido gerar benefícios ambientais (e.g. redução da pegada carbónica da escola), económicos (e.g. redução da fatura no consumo de água) e sociais (e.g. apoio a Instituições de Solidariedade Social), assumindo assim o nosso compromisso de sustentabilidade.

A Humanidade enfrenta grandes desafios globais, tais como acabar com a pobreza e a fome, reduzir as desigualdades e combater as alterações climáticas. As Nações Unidas estabeleceram, em 2015, a Agenda 2030, contemplando 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste âmbito, a educação para a sustentabilidade é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de competências-chave, como parte integrante de uma educação de qualidade, e para atingir os ODS. O Colégio Valsassina tem apostado numa educação holística e transformadora, orientada para a aplicação prática de conhecimentos e visando a resolução de desafios reais e muitas vezes multidisciplinares. Como exemplo, refira-se o projeto “A caminho de uma Low Carbon School”.
Ciente de que as suas atividades e responsabilidade não se esgotam nas ações educativas, o Valsassina procura envolver, cada vez mais, a comunidade escolar como um todo e espelhar esta dimensão nas práticas de governação, laborais e de responsabilidade social, com intervenções no espaço do Colégio, no meio e nas comunidades à sua volta – transformando a escola num verdadeiro “laboratório de sustentabilidade”.
É no contexto desta liderança pelo exemplo que surge o projeto de definição de um roteiro de sustentabilidade. Este roteiro do Valsassina tem como horizonte temporal 2030, e espelha a preocupação com o combate às alterações climáticas, uso eficiente dos recursos e proteção da biodiversidade, promoção de uma alimentação saudável e sustentável, valorização do capital humano, participação social na comunidade, entre outros.
Escola Azul é um programa educativo que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar.
E, a partir daí, criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do oceano.
Desde 2018 que o Colégio integra a rede Escola Azul, trabalhando o tema segundo uma perspetiva inclusiva, interdisciplinar e vertical, em contexto de sala de aula e no exterior (em saídas de campo), e com reflexo a nível social.
Dos três anos ao 12.º ano escolar, através de uma aprendizagem transversal, inovadora e criativa, o Colégio promove o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos, incentiva-os a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas na sua relação com o Oceano, e alerta para a necessidade de uma gestão sustentável dos recursos marinhos adotando uma abordagem ecossistémica à governança do espaço marinho.
