Marcação de visita
Pré-Inscrições 2022/2023





 

As aulas extracurriculares de  Teatro e outras Artes   para o 1º ciclo são lecionadas pela Professora Maria João Carvalho, que foi professora de Expressão Dramática das turmas em 2020/2021.

 

Escritora de livros infantis, com uma vasta obra publicada e com alguns livros integrados no Plano Nacional de Leitura. Os workshops são dinamizados também a partir dos seus livros e peças de artesanato (fantoches).

 

Autora e editora de manuais escolares e de outras publicações didáticas.

 

Formadora, realizando apresentação de livros e palestras em escolas, bibliotecas e livrarias, para motivação para a leitura e para o gosto pelo livro, incluindo Workshops de Leitura e Escrita Criativa e Educação pelas Artes, para crianças, jovens, professores e pais, avós e/ou encarregados de educação, em regime curricular e extracurricular. 

 

Bibliografia AQUI

 

Fundamentação pedagógica

De uma forma livre, em relação às leituras recomendadas pelas Aprendizagens Essenciais associadas aos Programas Curriculares, e a partir do TEATRO, desenvolver atividades de leitura, de escrita, de oralidade e de artes plásticas e performativas que promovam o gosto pelo livro e pela leitura e pelas várias formas de expressões, que favoreçam o aumento da literacia dos alunos, através do desenvolvimento de competências ao nível da leitura, da escrita, da compreensão e interpretação de textos escritos, da compreensão do oral e da expressão oral, contrariando, complementando e equilibrando a apetência por vezes excessiva dos jovens para os meios e recursos exclusivamente digitais.

 

 

E ELES SENTIRÃO SEMPRE QUE ESTÃO A BRINCAR...

 

Propomos, a partir de diferentes formatos de expressão escrita, oral ou visual, como são os contos, os filmes, as canções e seus poemas, banda desenhada ou peças de teatro, induzir a leitura, associando a essa leitura objetivos e estratégias específicos e motivadores, também e em grande parte pelas componentes lúdica e performativa importantes de que se revestem:

a) A recriação fiel do que foi lido, através da escrita de guiões para uma peça de teatro ou para uma produção fílmica.

b)  Reinvenção livre a partir do conto que leram.

c)  Criação de textos originais: contos, letras para músicas, argumentos para peças de teatro, guiões para filmes, bandas desenhadas, etc., subordinados às temáticas programadas, de forma a trabalhar todas as tipologias textuais. 

 

As estratégias a utilizar serão sempre lúdicas, porque brincar é fundamental, apelando a uma participação ativa e motivada do aluno, num formato pedagógico que aposta na criação de um ambiente descontraído e na implementação de estratégias que propiciem a criatividade e uma aprendizagem que resulta muito mais das atividades práticas motivadoras, com um caráter lúdico, que o aluno desenvolve do que a que poderia absorver a partir de exposições descritivas formais. A perspetiva é construtivista, a metodologia é a de trabalho de projeto, o ambiente é descontraído e envolvente, o desafio é contribuir para a formação de jovens capazes de saber pensar, fazer, sentir e SER. O teatro é o pretexto, a aprendizagem e o desenvolvimento são os objetivos. Trabalhar, brincando, é o meio. A aquisição de competências traduzíveis nas aulas curriculares é a consequência que os professores irão notar!


Horário:

Segunda-feira 16:30-18:00     

Material: 50€ (Anuais)
Mensalidade: 40€

 

Ficha de Inscrição   (PDF)  entregar na Secretaria ou enviar para   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Informações 2021-22 (PDF)

As inscrições nas atividades são feitas numa base trimestral e correspondem a pagamentos trimestrais. Excecionalmente o pagamento pode ser feito numa base mensal tendo três mensalidades obrigatórias.

 

A inscrição deve ser feita em Outubro e os pagamentos são efetuados em Outubro, Janeiro e em Abril.