Tema do Ano

Anualmente, integrado no nosso plano de atividades, definimos um tema que é trabalhado transversalmente em todos os ciclos de ensino e áreas disciplinares.

Ao contextualizar o trabalho desenvolvido em sala de aula a partir de temas contemporâneos, procuramos estimular o interesse dos alunos e despertar a relevância desses temas no seu desenvolvimento como cidadãos.

 

Tema do Ano 25/26: Descobrir (o) Tempo

Ainda muito por descobrir… esteja atento!

Para já, aqui fica a apresentação do tema Descobrir (o) Tempo.

Descobrir o tempo branco

Temas Anteriores

A aprendizagem requer curiosidade, motivação e também surpresa e espanto.

Sob o mote “Despertar o Espanto”, tema do ano 2024/2025, evocamos o valor do espanto, enquanto capacidade de olhar de novo para o que já se conhece, de recuperar a admiração perante os outros e o mundo, e de saborear a surpresa da descoberta.

Ao longo do ano procuramos estimular a diversidade, a inclusão e a criatividade, visando um ambiente educativo que permita aos/às alunos/as aprender com alegria. Despertar o espanto é, assim, um convite a reconhecer, todos os dias, a alegria de aprendermos em conjunto e de sermos felizes nessa construção.

Em 2023/2024, com base nos 50 anos da Revolução de Abril, procuramos estimular a diversidade, a inclusão e a criatividade, visando um ambiente educativo que permita à comunidade estudantil do Colégio aprender com Alegria e em Liberdade.

Liberdade para Educar
Liberdade para Criar
Crescer em Liberdade
Liberdade para Pensar
Respeitar a Liberdade…

… e tantos outros aspetos do tema serão, ao longo do ano letivo, vão estar no dia a dia da comunidade escolar. E, claro, no Dia da Escola.

 

 

Em 2022/2023 fomentámos a união, pensámos nas coisas que nos ligam uns aos outros e nas formas como é possível aproximarmo-nos.

«… construir pontes que ligam, unem e enriquecem, que nos dão a plenitude do que é ser».

(José M. Marques in “120 ideias para o futuro”)

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É também o mote para reforçar o nosso empenho e a importância de um ambiente de aprendizagem desafiante e estimulante, em constante atualização, como fator de promoção do sucesso escolar e educativo.

Voar como os pássaros tem sido um sonho da humanidade desde os tempos mais longínquos. E nós, os humanos, seres não-voadores, confinados à superfície da terra, com os pés no chão, mesmo não dispondo de capacidades naturais aerodinâmicas, nem do modo de visão dos pássaros, conseguimos em parte satisfazer este nosso sonho de voar.

E muitos têm sido os mecanismos vislumbrados pelo Homem ao longo do tempo para permitir sobrevoar os espaços terrestres e ver as coisas de cima. Neles se inclui o “instrumento de andar sobre o ar“, um engenho volante construído no séc. XVIII pelo português Bartolomeu de Gusmão, hoje considerado o primeiro balão capaz de subir por meio de ar quente, mas tão ridicularizado que foi no seu tempo, que passou a ser chamado de «Barcarola». Na euforia tecnológica, mecanicamente voar tornar-se-ia possível com máquinas voadoras como o ‘balão tripulado’, o ‘planador-ornitóptero’ o ‘dirigível-Zeppelin’ ou o ‘avião’, pensadas para satisfazer esta nossa vontade de romper os limites da gravidade e ganhar os céus. Mas também para sermos capazes de gerir esse poder de planar, tão misteriosamente adquirido, para tal como os pássaros, conseguirmos orientar-nos no ar e voltar a descer à superfície da terra, para de novo ficarmos com os pés bem assentes no chão.

Tomando como ponto de partida o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, “aprender a voar” remete-nos justamente para esta liberdade de pensar e criar, para o instinto de fazer, de executar, de dar forma material às ideias, e para a alegria de realizar e vencer dificuldades.

É um projeto anual, interdisciplinar e de criação colaborativa, que procura despertar o gosto da invenção, da descoberta, do engenho e da ousadia. Que aposta nas capacidades de observar e captar o grande e o pequeno, o óbvio e o não óbvio. Que associa ao impulso para realizar, a formação da vontade de compreender e usar conhecimentos, sem os condicionar a preceitos e ensinamentos fechados.

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Um dia na Escola

Realizado no final de cada ano letivo, Um Dia na Escola constitui um momento de celebração do trabalho realizado, mas também de aprendizagem, partilha e convívio com toda a comunidade, mostrando como o Valsassina é mais do que uma escola.

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Um dia na escola