O programa Erasmus+, iniciativa da Comissão Europeia dedicada à educação, continua a abrir portas à inovação pedagógica e à mobilidade europeia. No âmbito do programa ERASMUS+ 2021-2027, o Colégio desafia a comunidade, alunos/as e professores/as, a abraçar experiências internacionais, promovendo o intercâmbio alunos/as e de práticas, o desenvolvimento de competências e a participação em formações especializadas.
Entre 20 e 24 de outubro, uma professora do Valsassina foi até Veneza, onde participou na formação “Teaching and Learning through Art”. Durante cinco dias, explorou estratégias educativas baseadas na arte como motor de aprendizagem ativa, pensamento crítico, colaboração e inclusão, competências essenciais para a escola do século XXI.
A experiência permitiu a criação de novas pontes além-fronteiras: foram desenvolvidas propostas de colaboração com uma escola na Austrália e com um museu em Beja, reforçando o espírito colaborativo que caracteriza o Erasmus+. Através destas parcerias, procuramos dar continuidade à missão de promover abordagens pedagógicas inovadoras, enriquecendo o percurso educativo de docentes e alunos/as e realçando o nosso compromisso com uma educação global. De olhos numa escola cada vez mais aberta ao mundo.